O projeto “Cinema na Comunidade”(curta nossa página no Facebook aqui), iniciado em 2014 e renovado em 2015, parte do âmbito do curso Pré-Universitário Popular Alternativa, mas é desenvolvido mais especificamente em escolas e outros espaços nas comunidades da Santa Maria. O objetivo do projeto é trabalhar no sentido de manter um franco diálogo entre universidade e espaços escolares, prevendo um ambiente de extensão, de construção coletiva de conhecimentos, não de imposição cultural.

No que concerne ao funcionamento executivo, são realizadas exibições gratuitas e abertas ao público de filmes com temáticas sociais e políticas relevantes para a comunidade escolar. Junto às exibições, são realizados debates mediados por educadores(as) convidados(as) e equipe do PUP Alternativa.
Alguns dos filmes já exibidos e debatidos anteriormente:

cb94073af028c8527aea8fbc8422e486 jpg 290x478 upscale q90    maxresdefault    uma historia de amor e furia poster

No ano de 2015, o projeto fez uma parceria com o Brique da Vila Belga, iniciativa dos moradores da Vila Belga, com o apoio da Associação dos moradores Ferroviários da Vila Belga, para promoção de atividades de comércio, exposições de arte, divulgação de eventos culturais, etc. Por meio do Brique da Vila Belga, foram realizadas exibições de filmes aos domingos, no turno da tarde, no Auditório da Escola Municipal Aprendizagem Industrial (EMAI), entrada pela esquina da Av. Rio Branco com a Manoel Ribas.

Em 2016, pretende-se uma parceria com O Centro de Antendimento Sócioeducativo (CASE) de Santa Maria.