Apresentamos, a seguir, alguns dos projetos já desenvolvidos em anos anteriores.

• Grupo de Formação de Intérpretes Voluntários de Libras.
    O Grupo de Formação de Intérpretes Voluntários de Libras visa o estudo da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do processo de aprendizagem de sujeitos surdos ou deficientes auditivos. Nesta ação, desenvolvida ao longo dos anos de 2012, 2013 e 2014, estudantes de Libras e demais interessados(as) em capacitar-se e obter experiência prática de interpretação de Libras atuaram nas aulas do curso Pré-Universitário Popular Alternativa, contribuindo com os(as) educandos(as) surdos(as) que participaram do projeto nos anos supracitados.

• Alternativa Popular.
    O Alternativa Popular foi um jornal idealizado e construído pelos(as) educandos(as) do PUP Alternativa, lançado (edição única) em 2013. O objetivo principal do jornal foi mostrar um pouco da visão dos alunos a respeito do mundo que os cerca, suas opiniões e preocupações com as questões do contexto de Santa Maria e região. Foram abordados temas importantes, como: questões de gênero, repressão à arte urbana, educação e acesso ao ensino superior, entre outros.