Somos educadoras e educadores, educandas e educandos! O Alternativa é, acima de tudo, um projeto de extensão desenvolvido por pessoas que tentam conciliar a Educação Popular, de Paulo Freire, com a preparação para o ingresso no Ensino Superior. Ainda que este aparente ser um desafio, tendo em vista que as ideologias por trás da Educação Popular e do atual
A tarefa árdua não nos parece impossível. Somos, portanto, educadores(as) e educandos(as) que se educam mutuamente e, juntos, acreditam no potencial transformador da Educação Popular e de sua importância na construção de uma sociedade mais igualitária, democrática, horizontal e marcada por uma educação mais pintada de povo.

Somos a coordenação executiva! Para organizar e atuar na execução de tarefas diárias de variadas naturezas (secretariado, realização de atividades pedagógicas, atendimento ao público em geral, implementação de propostas de ações de extensão, etc), o Alternativa conta com uma equipe de coordenadores executivos. Atualmente coordenam o projeto os seguintes educadores e educadoras:

Somos a Pró-Reitoria de Extensão! A Pró-Reitoria de Extensão apoia institucionalmente o curso Pré-Universitário Popular Alternativa. Nesse sentido, agradecemos a todos os(as) docentes e técnico administrativos que contribuem diariamente com o projeto. Em especial, à profª. Drª. Teresinha Heck Weiller, Pró-Reitora de Extensão da UFSM e coordenadora do Programa Alternativa, e ao prof. Dr. Ascísio dos Reis Pereira, Pró-Reitor Adjunto e orientador do projeto.

Somos sujeitos da história do Alternativa! No ano de 2015 o Alternativa comemorou 15 anos de atividades desenvolvidas em Santa Maria e região. A data não passou despercebida: ao longo do ano, rememoramos nossa história, relembrando pessoas que passaram pelo projeto e fizeram a diferença no Alternativa.
Em nossa página no Facebook (que você pode ver aqui), várias postagens foram acompanhadas da hashtag #SouSujeitoDessaHistória, com o objetivo de mostrar as muitas pessoas que contribuíram com o Alternativa em diferentes momentos.
Saiba mais sobre os 15 anos do Alternativa clicando aqui.

Somos pessoas que se imortalizam contribuindo com o Alternativa! A Academia Alternativa de Letras é uma ação complementar que surgiu com o objetivo de renovar a biblioteca Paulo Freire. Diferentemente da Academia Brasileira de Letras, não tão democrática e aberta, a Academia Alternativa de Letras é uma ação que permite que todos e todas sejam imortais. Para imortalizar-se, basta doar ao Alternativa uma obra literária que tenha sido significativa na sua vida. a você. Pratique a arte do desapego e permita que educadores(as) e educandos(as) desfrutem do prazer de ler a(s) obra(s) que você indica.

Conheça melhor o projeto clicando aqui.

Você também pode ser o Alternativa! Todos e todas podem ser o Alternativa! Somos um projeto aberto, e interessados(as) podem contribuir, seja como educador ou educadora, educando ou educanda, voluntário ou voluntária, parceiro ou parceira, etc. Muitas ações são desenvolvidas, e contribuição (direta ou indireta) é bem-vinda.
Há Alternativa, a escolha está em suas mãos!

Imagem: à esquerda, educandos(as) e educadores(as) participando da Parada Livre LGBT em 2014. À direita, professores Viviana Geribone e Adriano Souza colaborando com doações para a Biblioteca Paulo Freire, em março de 2014.