Chris Cornell
Euphoria Morning

Mais um vocalista egocêntrico que largou a banda pra fazer a mesma coisa em carreira solo faturando sozinho? Felizmente não. Chris Cornell, que por mais de uma década foi a voz do Soundgarden, lança seu trabalho solo com muita identidade própria.

O Soundgarden, banda de Seattle que ficou conhecida mundialmente como parte do "movimento grunge", chegou a ser considerado o Sabbath dos anos 90, tal era a facilidade com que juntavam harmonias dissonantes e ritmos sincopados. E Cornell não se destacava, pois os quatro integrantes da banda eram extremamente competentes. Depois de mostrar ao mundo obras de arte como Black Hole Sun, Jesus Christ Pose e Spoonman a banda se desfez em 97.

No final de 99 Cornell lança Euphoria Morning, que assinala uma mudança de rumos. E não apenas por estar sem a banda, mas pela concepção artística do trabalho. As composições de Cornell pouco tem a ver com o hard rock do Soundgarden, mas mostram uma série de influências de world music - ele diz ter se inspirado nos Beatles ao trazer para o rock a diversidade de sons das mais variadas origens. Assim como o quarteto de Liverpool, Cornell teve a grandeza artística necessária para essa tarefa e o resultado final empolga. Não empolga o público adolescente - aquele que batia cabeça ao som do Soundgarden - mas empolga um ouvinte mais maduro, de ouvido mais apurado, que consegue identificar as sutilezas das escalas de influência oriental em Can´t Change Me e a voz potente de Cornell, atingindo as notas mais agudas sem perder o timbre agressivo em Flutter Girl. Em Sweet Euphoria, a crueza do violão e voz mostra o real talento de um artista que não depende de recursos de estúdio e banda para fazer boa música. Coisa para poucos.

Em tempo: Can't Change Me rendeu a indicação de Chris Cornell para o Grammy de melhor performance de vocal masculino em rock.

Saiba mais:

  • Site oficial do cantor - http://www.chriscornell.com
  • Ficha de Chris Cornell na UBL - Ultimate Bands List
  • Soundgarden - site oficial http://imusic.com/soundgarden/

    Leandro Indrusiak



    Back!