Titãs

Titas do Futebol

Considerados uma instituição da música brasileira, os Titãs fizeram parte da dita geração 80 do rock nacional e ao contrário da grande maioria dos seus contemporâneos, a banda mantém-se atual, atuante e influente.

A fase atual da carreira dos Titãs, entretanto, difere muito daquele tempo em que os 8 rapazes, que ainda se intitulavam Titãs do Ié-Ié-Ié, decidiram simplificar o nome para gravar o primeiro álbum, chamando então o disco e a banda de Titãs. A linha básica seguida por eles era o pop-rock, emplacando o sucesso Sonífera Ilha. Com o próximo trabalho, Televisão(produzido por Lulu Santos!), o estilo manteve-se semelhante, mas a parte lírica começava a se encaminhar para aquela que seria a característica marcante da banda: letras incomuns, irônicas e de um protesto implícito contra as convenções da sociedade.

Com Cabeça Dinossauro, a banda encontra o seu estilo mais básico e primitivo (título do disco é perfeito), associando guitarras distorcidas, beats tribais e eletrônicos sem falar nas letras que entrariam na história da música nacional, como a faixa título e Polícia.

A partir dessa fase, os Titãs passam a colher os frutos do reconhecimento como uma das melhores bandas do país, fazendo dois ótimos álbuns: Jesus não tem dentes no país dos banguelas e Go Back, sendo o segundo com faixas gravadas ao vivo no Festival de Montreux. Segue Õ Blésq Blom, que incorpora elementos de música eletrônica, samples de música regional, atingindo enorme sucesso comercial.

Voltando às raízes, o trabalho seguinte é Tudo ao mesmo tempo agora, que dividiu crítica e público, com letr as "fortes" e um som mais alternativo. A detonação total se deu com Titanomaquia, produzido por Jack Endino (que já havia produzido grandes bandas norte-americanas), trazendo a banda mais pesada e distorcida do que nunca, letras controvertidas, harmonias dissonantes e tudo aquilo que eles ainda não tinham conseguido fazer.

Em 1994, comemorando os 10 anos de Titãs, foi lançada a coletânea Titãs 84-94, em 2 CDs, com uma compilação de músicas abrangendo todas as diferentes fases da banda.

Atualmente, os Titãs dividem o tempo entre o lançamento do novo disco, chamado Domingo, que é praticamente uma compilação de todas as fases da banda, e outros projetos paralelos dos componentes.


Formação atual:

Também fizeram parte dos Titãs:


Discografia:


Fotos:


Entrevistas:


by Leandro Indrusiak - alternet@bwww.ufsm.br