Aluno do curso de Desenho Industrial cria bebedouro de formato único e acessível e recebe diversos prêmios pelo trabalho

Quando buscava ideias para seu Trabalho de Conclusão de Curso em Desenho Industrial – Projeto de Produto, Bruno Pergher decidiu verificar como as pessoas se comportavam no ambiente público em Santa Maria. Observou que a maioria apenas circulava, indo de um compromisso a outro, e passava grande parte de seu dia fora de casa. Como estudante da UFSM, Bruno andava bastante pelo campus e frequentemente o calor o afetava, durante o verão. “Eu sempre sentia muita sede e a falta de um local para beber água na parada de ônibus, por exemplo”, conta. Dessa necessidade, surgiu a ideia de elaborar um bebedouro público.

 


Orientado pela professora Fabiane Vieira Romano, o estudante começou a trabalhar no que seria um bebedouro não somente público, mas de fácil acesso para cadeirantes. A primeira etapa consistiu em pesquisas sobre mobiliário urbano e normas existentes, o que gerou uma lista de requisitos obrigatórios que o aparelho deveria conter. Bruno aprimorou o bebedouro com características mais funcionais, como a torneira com ligação direta ao fornecimento de água do local em que fosse instalado e um sistema separado para que uma garrafa de até três litros pudesse ser enchida. “Isto o tornaria flexível, e a utilidade atingiria moradores de rua, também”, diz Bruno.

 


O primeiro protótipo, com modelagem preparada em computador, foi construído em papelão. Conforme o aparelho era aprimorado, houve a produção de outro, em madeira. O bebedouro acabou atingindo um formato diferente do convencional, devido às adaptações que seu criador fez, desenhando uma altura única para que o usuário, independentemente de sua condição física, tivesse uma interação natural com o sistema. Apesar de ser inicialmente pensado para locais como parques e praças, o bebedouro também poderia ser instalado em áreas residenciais ou corporativas.

 


De maneira inesperada para Bruno, sua criação obteve grande visibilidade. Houve contato com a Prefeitura Municipal de Santa Maria e vários empresários, que conheceram seu projeto na Multifeira de Santa Maria (Feisma), onde Bruno ganhou o 1º lugar no Prêmio Perfil Empreendedor. O bebedouro também obteve diversos prêmios nacionais e internacionais, como o 1º lugar na categoria Design de Impacto Social (Estudante) no 4º Prêmio SEBRAE Minas Design, 1° lugar no prêmio Bornancini – categoria Mobiliário Urbano e foi um dos vencedores do concurso de design “Nutrir o planeta, energia para a vida”, promovido pelo Instituto Europeu de Design e Expo Milão 2015.
Bruno Pergher se formou no primeiro semestre de 2015, levando consigo o sucesso de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Para o futuro, ele espera ver pelo menos um bebedouro instalado em Santa Maria, principalmente nas paradas de ônibus da UFSM. Entre outros objetivos, quer produzir sua criação com outros materiais, em escala industrial.

a
Repórter: Myrella Allgayer