Ciência na mesa do bar

Planetas, estrelas, galáxias e buracos negros serão tema de evento promovido pela UFSM em cervejaria

Publicado em 29/08/2018 às 18:49

ARCO > ARCO DIGITAL > CIÊNCIA

Falar de buracos negros, astrofísica, buracos de minhocas e outras coisas relacionadas à ciência e à física dentro de bares, em uma conversa descontraída e divertida, parece ser algo bem distante da realidade. Mas não é. Essa é a ideia principal do Pint of Science, projeto que começou na Inglaterra e hoje já abrange 21 países, inclusive o Brasil. Em paralelo, aqui em Santa Maria, acontecerá o Dose de Ciência na cervejaria Vaca Profana. O evento acontece amanhã, quinta-feira (30), com o tema Astrofísica: de planetas a buracos negros. A conversa será conduzida pelo professor Rogemar André Riffel, do Departamento de Física, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM.

 

Segundo informado no site oficial, o Pint of Science começou após dois pesquisadores ingleses, Michael Motskin e Praveen Paul, organizarem um evento no qual pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram conhecer os laboratórios dos cientistas e ver suas pesquisas. Foi uma experiência tão enriquecedora que eles decidiram propor um evento para que pesquisadores saíssem das universidades e institutos, e conversassem diretamente com o público.

 

Os organizadores do evento em Santa Maria são o CCNE e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), ambos da Universidade. Para o professor Paulo Piquini, também do Departamento de Física e um dos mentores do projeto, o evento dá visibilidade aos inúmeros professores especialistas da UFSM e aos temas pesquisados por eles. A proposta é que o Dose de Ciência seja uma oportunidade de divulgar assuntos de interesse geral, que possam atrair a atenção de grande número de pessoas (veja abaixo a programação). “O evento abre um canal informal de divulgação científica entre o mundo acadêmico e o público em geral, sem as formalidades inerentes da academia, direto a temas de pesquisa de interesse científico atual através de pessoas gabaritadas”, pontua o professor Paulo.

 

Nos próximos quatro meses, acontecerão palestras na última quinta-feira de cada mês. Para começar, o tema de agosto será Astrofísica: de planetas a buracos negros, sob comando do professor Rogemar. “Vou começar falando de aplicações tecnológicas que se beneficiaram da astrofísica, desde uma caneta esferográfica até câmera digital, por exemplo. Depois, vou aumentando a distância em relação à Terra”, conta o pesquisador, que ainda abordará sobre planetas, estrelas, galáxias e buracos negros.

 

Rogemar pontua que a plateia será constantemente motivada a responder perguntas, além de poder interrompê-lo para sanar dúvidas ou fazer comentário. Quanto à linguagem, o responsável pela primeira palestra revela: “A gente tem várias equações envolvidas e eu não vou poder apresentá-las. Eu vou dar uma ênfase bem mais observacional dos buracos negros sem entrar em detalhes matemáticos da física desses objetos”.

 

Tanto para o professor Rogemar quanto para o professor Paulo Piquini, o evento, além de fazer com que as pessoas se interessem pelo tema, também é uma forma de os pesquisadores prestarem conta do que é feito na Universidade. E a revista Arco apoia essa ideia: estaremos no Vaca Profana distribuindo bloquinhos e exemplares da nossa última edição impressa. E aí, bora?

 

Programação:

 

30 de agosto – Astrofísica: de planetas a buracos negros – Prof. Dr. Rogemar André Riffel – Departamento de Física

 

27 de setembro – Em busca das origens: o Rio Grande do Sul e a aurora dos dinossauros – Dr Flávio Pretto – Cappa UFSM

 

25 de outubro – A ciência da argumentação e a argumentação na ciência – Prof. Dr. Frank Thomaz Sautter – Departamento de Filosofia  

 

29 de novembro – Emoção e Cognição em peixes: verdades, mitos e implicações científicas – Prof. Dr. Denis Brook Rosemberg – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

 

 

Reportagem: Gabriel de David e Paulo Ferraz

Edição: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo

Imagem de capa: divulgação