10 opções de lazer para as férias

A Arco reuniu locais e eventos da UFSM e de Santa Maria para você conhecer no período de recesso

Publicado em 31/01/2019 às 15:06

ARCO > ARCO DIGITAL > CULTURA

Santa Maria é conhecida por ser uma cidade universitária. Muitos dos estudantes vêm de outras cidades e regiões do estado e do Brasil para estudar nas instituições de ensino do município. São eles que costumam manter a cidade “movimentada” ao longo do ano.

 

Nas férias é comum que muitos retornem para suas cidades, o que faz com que Santa Maria fique “deserta” durante o período de recesso das escolas e universidades. Na UFSM, a volta às aulas para o primeiro semestre letivo de 2019 será só no dia 11 de março, mas várias atividades seguem acontecendo na Instituição e são uma opção para quem permanece na cidade e gosta de ler, praticar esportes, desbravar o universo ou conhecer o passado… Não importa a idade ou as preferências, tem atividades para todo mundo.

 

Espia só essa lista que a Arco preparou:

 

1 – PLANETÁRIO

Pensado como um local para o desenvolvimento intelectual e aproximação do público com o conhecimento científico, desde o projeto inicial da UFSM, o Planetário foi projetado para que se possa reproduzir o céu, conhecer estrelas, galáxias e explorar o universo.

 

O Planetário da UFSM foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 1971, onze anos após a criação da Universidade. Foi o quarto planetário brasileiro, o oitavo na América Latina e o primeiro no Rio Grande do Sul.

 

Há também a realização de eventos para a observação do céu à noite, basta ficar de olho no site do Planetário e em sua página no Facebook.

 

De 22 de janeiro a 28 de fevereiro, o Planetário contará com exibições especiais, nas terças e quintas-feiras, às 10h. A entrada é gratuita e a programação estará sempre disponível no site.

 

2 – POLIFEIRA

Com uma grande oferta de frutas, hortaliças, flores e outros produtos agroindustriais (pães, derivados do leite e embutidos), a Polifeira do Agricultor é um espaço no qual a comunidade tem acesso a alimentos frescos e saudáveis produzidos aqui na cidade. A feira também proporciona um contato próximo com o produtor. Você pode conhecer um pouco mais sobre quem faz a feira na matéria produzida pela revista Arco Mulheres no campo: trabalho e protagonismo.

 

A Polifeira acontece todas as terças-feiras na praça dos Bombeiros, das 12h às 20h. Nas quintas-feiras, ocorre ao lado da Biblioteca Central, no Campus da UFSM, das 8h às 14h30h.

* Na volta às aulas, a Feira retorna ao lado do Planetário, todas as quintas-feiras, das 12h às 18h.

 

3 – FEIRA ANA PRIMAVESI

(Reprodução Facebook)

A Feira Ana Primavesi é a primeira feira de produtos orgânicos de Santa Maria. Ela acontece todas as quartas-feiras embaixo da Ponte Seca, no campus da Universidade, em Camobi. Todos os agricultores são certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para saber mais basta acessar a página no Facebook.

 

4 – JARDIM BOTÂNICO

Com mais de 300 espécies nativas da região, o Jardim Botânico é um local de pesquisa, prática de ensino e lazer. Durante as férias, ele segue aberto para passeios.

 

Não sabia que a UFSM tinha um Jardim Botânico? Então deixa que a gente te apresenta ele nessa matéria que a Arco preparou. Aproveita para conferir essas 5 plantas curiosas que você vai encontrar por lá.

 

A visitação é gratuita, de segunda a sextas-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Para saber mais sobre o Jardim Botânico, basta acessar o site.

 

5 – MUSEU INTERATIVO GAMA d’EÇA

Com exposições permanentes, temporárias e itinerantes, o museu colabora com a preservação da história de Santa Maria. Pertence à 5ª Região Museológica do Estado e desenvolve projetos educacionais, seminários, palestras e cursos.

 

Você vai encontrar muita coisa interessante por lá, incluindo uma coleção com algumas das borboletas comuns no Rio Grande do Sul que você provavelmente conhece, mas nunca imaginou que pudessem ser tão interessantes.

 

O Museu encontra-se na Rua do Acampamento, 81, no centro de Santa Maria. Durante as férias, até o dia 22 de fevereiro, seu funcionamento externo será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A entrada é gratuita. Mais informações pelos telefones (55)3220-9306 ou (55)3220-9308.

 

6 – QUADRAS ESPORTIVAS

A prática de esportes é uma das opções para a comunidade no campus em Camobi. Fazendo um agendamento junto ao Núcleo de Infraestrutura do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), é possível utilizar as quadras de tênis e padel. Já as quadras de basquete, voleibol e o campo de futebol também são abertas ao público, mas sem a necessidade de agendamento. Durante as férias, o horário de atendimento no setor é das 8h às 13h, na sala 1046 do prédio 51.

 

Mais informações pelo ninfracefd@gmail.com ou pelo telefone (55) 3220-8420.

 

7 – PISTA DE CAMINHADA

Localizada no bosque próximo ao prédio da Reitoria, a pista de caminhada é um dos espaços de lazer e esporte do campus da Universidade mais utilizados pela comunidade. Construída em 1996, a pista tem extensão total de um quilômetro.

 

8 – PISTA MULTIUSO

Com cerca de 3,5 quilômetros de extensão e três metros de largura, a pista conecta a ciclovia da Avenida Roraima à Reitoria da UFSM, passando pelas diversas unidades de ensino, Restaurante Universitário e Biblioteca Central. A estrutura foi planejada a fim de promover a mobilidade alternativa, além da prática de atividades de lazer e recreação no campus.

 

9 – CAPPA

O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) foi criado com o objetivo de dar suporte à pesquisa paleontológica na Quarta Colônia. Essa é uma região muito importante devido à abundância e importância dos fósseis do período Triássico encontrado nela.

 

Destinado a atividades acadêmicas e científicas, o CAPPA também busca divulgar a paleontologia em nível regional, estadual, nacional e internacional, o que vem sendo realizado através de atividades de extensão e museologia.

 

Não sabe muito bem o que é o período triássico e o que são esses fósseis? Não tem problema! Confere esse especial sobre paleontologia que a Arco fez, e aproveita a exposição sobre paleontologia que você encontra no centro. Ela é gratuita e aberta ao público das 7h30 às 13h30, durante as férias. A criançada costuma adorar.

 

10 – BIBLIOTECA CENTRAL

Apesar de ser período de férias, não precisamos esquecer dos livros, não é? As semanas de descanso permitem fazer leituras mais “livres”. A Biblioteca Central da UFSM, localizada no campus em Camobi, oferece espaços pensados para a leitura e estudos, além de outras opções diferentes que você encontra por lá para passar o tempo.

 

Quem não tem vínculo com a UFSM  também pode visitar a Biblioteca, podendo fazer consultas ao acervo, usar os espaços de estudo e os computadores com acesso à internet, por exemplo, sendo restrito apenas o empréstimo de livros.

 

A Biblioteca Central está funcionando nas férias das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. Já nos sábados, funcionam somente os espaços de estudo e leitura (sem consulta ao acervo) das 8h às 16h.

 

Reportagem: Maria Helena da Silva

Edição: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo

Fotografia: Rafael Happke