Sobre

ARCO>SOBRE

A Arco é a revista de jornalismo científico e cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançada em julho de 2013. A concepção da revista foi realizada pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM em parceria com o curso de Jornalismo. A Arco visa que o conhecimento não fique restrito aos laboratórios e às salas de aula. Através de linguagem didática e de visual atraente, a publicação discute temas de interesse múltiplo, em geral desenvolvidos por pesquisadores da UFSM. Na busca por informar de maneira clara sobre as pesquisas desenvolvidas na Universidade, a Arco interpreta dados e “traduz” termos para que as matérias atraiam o interesse da comunidade. Ao pensar as pautas da revista, o foco está sempre no público e os temas tratados devem ser de relevância social.

 

A Revista Impressa

Cada edição da Arco conta com tiragem de 1000 exemplares. As revistas são distribuídas gratuitamente nas bibliotecas da Universidade, em cafés e livrarias do centro de Santa Maria,e também em eventos relevantes da UFSM e da cidade, nos quais a equipe da Arco marca presença.Todo conteúdo da revista impressa também pode ser acessado através deste site. Tornar acessível o conhecimento produzido na UFSM é compromisso da Universidade. Por isso, visando atingir um público maior, as matérias da revista impressa estão disponíveis no formato digital.

 

A Arco Digital

A partir do 1º semestre de 2016, com a expansão da revista para o ambiente digital, a Arco pretende ampliar e solidificar a relação entre a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM e o curso de Jornalismo, através da parceria com o Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEx) do Departamento de Ciências da Comunicação. As possibilidades de temas também se ampliam em relação à revista impressa. A UFSM segue sendo assunto em muitas matérias, mas também são produzidos conteúdos multimídia sobre pesquisas e projetos de outras instituições. A Arco se propõe, então, a pensar o ensino, a pesquisa e a extensão no contexto universitário de forma ampla, pautando a UFSM como referência em divulgação científica na região.