Sobre

ARCO > SOBRE

A Arco é a revista de jornalismo científico e cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nossa proposta é que o conhecimento não fique restrito aos laboratórios e às salas de aula. Através de linguagem didática e de visual atraente, buscamos discutir temas de interesse múltiplo, em geral desenvolvidos por pesquisadores da UFSM. Na busca por informar de maneira clara sobre as pesquisas desenvolvidas na Universidade, a Arco interpreta dados e “traduz” termos para que as matérias atraiam o interesse da comunidade. Ao pensar as pautas da revista, o foco está sempre no público e os temas tratados devem ser de relevância social.

 

A Revista Arco existe desde 2013, e foi desenvolvida pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM em parceria com o curso de Jornalismo de Santa Maria.

 

A Revista Impressa

Cada edição da Arco conta com tiragem de 2000 exemplares. As revistas são distribuídas gratuitamente nas bibliotecas da Universidade, em cafés e livrarias do centro de Santa Maria, e também em eventos relevantes da UFSM e da cidade, nos quais a equipe da Arco marca presença.

 

Tornar acessível o conhecimento produzido na UFSM é compromisso da Universidade. Por isso, visando atingir um público maior, as matérias da revista impressa estão disponíveis neste site, no formato digital. Você pode navegar pelos temas de seu interesse, ou conhecer o conteúdo completo de cada edição. É só clicar no link “Edições Impressas”, no menu principal do site.

 

A Arco Digital

Desde o começo de 2016 a equipe da Revista Arco tem implementado a versão digital da publicação. A proposta do site é que possamos produzir mais conteúdo com a mesma qualidade – no site, aprofundamos temas explorados nas edições impressas, mas também podemos produzir conteúdos exclusivos sobre a o dia a dia da pesquisa na UFSM. Além disso, o ambiente digital nos permite explorar novos formatos e linguagens para a produção das reportagens em um contexto multimídia.

 

A expansão da revista para o ambiente digital permitiu que a Arco ampliasse e solidificasse a relação entre a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM e o curso de Jornalismo de Santa Maria, através da parceria com o Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEx). É com a colaboração do LEx que novos formatos são testados, sempre com o compromisso de pensar a produção jornalística e a formação profissional na área.

 

A Arco quer ser reconhecida como referência de divulgação científica na região e se propõe a pensar o ensino, a pesquisa e a extensão no contexto universitário de forma ampla, pautando a UFSM como referência em produção científica no país.