Formação da AUDIN e sua organização

Auditoria Interna constitui-se de um conjunto de procedimentos, tecnicamente normatizados, que funciona por meio de acompanhamento indireto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas.
Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Unidade de Auditoria Interna (AUDIN) foi criada através da Resolução nº 008, de 02 de maio de 2011, alteração através da resolução nº 003, de 11 de janeiro de 2016, visando à avaliação de forma independente das operações contábeis, financeiras e administrativas executadas pela instituição.
Segundo a IN nº 01/2001 - SFC, auditoria interna é: 

....Conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal (IN SFC nº 01/2001).

A AUDIN tem por finalidade assessorar a Administração por meio do exame de adequação e eficácia dos controles internos da entidade, da verificação da integridade e confiabilidade dos sistemas, da constatação da observância às políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos e zelar pela boa e regular aplicação dos recursos públicos sob a guarda da Universidade. Para tanto, esse órgão mantém uma relação harmônica, equilibrada e transparente com os diversos órgãos que compõem a Administração e os Conselhos Superiores, proporcionando orientação técnica para a execução dos trabalhos.
A AUDIN encontra-se subordinada diretamente ao Conselho Universitário e presta apoio aos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e Externo do Poder Legislativo, prestando apoio aos órgãos e às unidades que o integram, em conformidade com o Art. 15 do Decreto nº 3.591, de 06 de setembro de 2000.

 

Estrutura da AUDIN

A AUDIN é apenas subordinada ao Conselho Universitário.

Oganograma

MISSÃO
Avaliar e assessorar a gestão da UFSM na proteção aos valores da organização para o fortalecimento e inovação nos processos de gestão de riscos, controle e governança.

VISÃO
Até 2020 alcançar uma estrutura física e técnica capaz de ser reconhecida como órgãos de assessoramento interno com capacidade técnica e alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional utilizando modernas ferramentas tecnológicas e de gestão.

VALORES
COMPORTAMENTO ÉTICO - Agir com respeito, seriedade, transparência, honestidade e integridade, valorizar a autodeterminação, e humildade, e perseverança e a generosidade.
COMPROMETIMENTO - Ser leal com a instituição, valorizando a cultura, ter compromisso com seu trabalho e assumir responsabilidades necessárias para o sucesso da instituição com um todo.
COOPERAÇÃO - Trabalhar em equipe, de forma integrada, inovadora e harmoniosa para potencializar os objetivos comuns.
PROFISSIONALISMO - Atuar com seriedade, responsabilidade, competência, imparcialidade, coerência e objetividade, valorizando a inovação para atingir os objetivos institucionais.
RESILIÊNCIA - Atuar com competência técnica e intelectual capaz de adaptar-se, reagir e avaliar, sob adversidades, com independência, proatividade e seriedade.

METAS
2017 - Iniciar o processo de reestruturação da AUDIN.
2018 - Adequar o quadro de pessoal, estabelecer espaço físico, funções e responsabilidades de cada membro da equipe.
2019 - Estabilizar quadro de pessoal com treinamento, nivelamento e padronização dos procedimentos.
2020 - Avaliar e consolidar a equipe, consolidar todo o processo e iniciar a etapa de ações proativas em todos campi e rever a visão.

 

LOGOMARCA

Identidade Visual

A logomarca da AUDIN foi criada com o auxílio da empresa Projetar Empresa Jr. A imagem foi baseada com o propósito de pesquisa e fiscalização, processos e avaliação, melhorias e objetivos alcançados.
Prestando a idéia de um órgão amigável e transparente, buscou-se transpor através da marca as concepções de profissionalismo, confiança, compromisso e qualidade.


Identidade Visual