INDICADORES DE QUALIDADE DOS CURSOS

Os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua e em cinco níveis, nos quais os níveis iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. Eles servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.

São eles:

Enade - O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade, e é divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participando do exame.

Conceito Preliminar de Curso (CPC) - É um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES)

Conceito de Curso (CC) - É a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Esse conceito final é feito a partir de uma avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do MEC, através de uma avaliação in loco e pode confirmar ou modificar o CPC.

Indicadores de Qualidade dos Cursos - Março de 2017

LINKS INTERESSANTES