Portal do Governo Brasileiro

Inicia nesta quarta-feira (7) a 3ª edição da Avaliação do Docente pelo Discente, que estará disponível no Portal do Aluno ou diretamente no Portal de Questionários até 31 de julho. Por enquanto, participam da pesquisa os alunos dos cursos de graduação presenciais e os alunos do ensino médio e técnico.

A Avaliação Docente tem como objetivo avaliar o desempenho do professor em sala de aula e promover a reflexão individual e coletiva sobre a atuação docente na Instituição. Além disso, serve de subsídio à progressão funcional dos docentes das classes A, B e C. 

Nesse sentido, a Avaliação Docente acontece, em um primeiro momento, por determinação da Portaria N.554, de 20 de junho de 2013, que estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. A previsão legal, no entanto, vem ao encontro da busca constante pelo aperfeiçoamento da qualidade do ensino oferecido na UFSM.

A pesquisa é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade, e operacionalizada pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Os resultados da Avaliação Docente são disponibilizados, via sistema interno, a todos os docentes da Instituição, bem como a seus chefes imediatos (chefes de departamento) e diretores de centro. Além disso, as coordenações de cursos também têm acesso aos resultados, entretanto, com a visão por disciplinas oferecidas no curso. Com isso, pretende-se que os resultados sejam utilizados no planejamento e na implementação de ações que busquem a melhoria da prática pedagógica na Instituição.

Os resultados gerais das edições anteriores, por Unidade de Ensino, já estão disponíveis no site da Avaliação UFSM.

No site, além de ser possível encontrar mais informações sobre esta e demais pesquisas conduzidas pela CPA, também é possível acessar as páginas das CSAs, quando disponíveis. Os resultados individualizados por curso devem ser disponibilizados pela CSA de cada Unidade.

A Avaliação do Docente pelo Discente é sigilosa, assim como as demais pesquisas conduzidas pela CPA, não existindo qualquer possibilidade de identificação do estudante pelo professor.

Esclarecimentos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (55) 3220-8182 ou (55) 3220-8784. 

 

FONTE: ufsm.br


 link

 

 
 

 

 

 

/
LINKS INTERESSANTES

 

NUCLEO ACESSIBLIDADE

MEC

unnamed