Histórico do curso

O curso de Sistemas de Informação na modalidade de Bacharelado (diurno), foi criado em 2009. Na UFSM, a área de Computação iniciou sua consolidação com a criação do Curso de Ciência da Computação em 1990, denominado naquela época de Curso Livre de Formação Superior em Informática.

Passando, desde então, por diversas reformas curriculares, o Curso de Ciência da Computação foi direcionado para desenvolver a capacidade de projetar e construir software e hardware, obedecendo preceitos de formação básica, profissional e complementar. Nessa nova proposta, a UFSM passa a contar com mais um curso na área de Computação, denominado Sistemas de Informação, o qual visa atender a uma demanda existente na região: a de profissionais de computação com conhecimentos empresariais.


Objetivos do curso

Com o intuito de estimular e contribuir para a preparação de mão-de-obra especializada e indispensável à política de desenvolvimento nacional, o bacharel em Sistemas de Informação tem sua formação focada, principalmente, para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação voltados à administração dos dados organizacionais, capturando, armazenando e tratando-os segundo os critérios estabelecidos pelos processos vigentes na organização, como ferramenta de apoio às áreas operacional, tática e estratégica.


Para isso, deve estar familiarizado com metodologias adequadas para o desenvolvimento de sistemas e para a gestão de projetos, de acordo com as necessidades organizacionais e os recursos tecnológicos disponíveis, visando a melhoria do desempenho da eficiência, da racionalização e da redução de custos dos serviços administrativos.

Número de Vagas

40 vagas são oferecidas anualmente. A UFSM adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso de novos alunos, o processo é realizado pelo MEC, e usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os estudantes.

Turno

O curso é diurno, com aproximadamente 24 horas de aula teórica por semana. As aulas de cada semestre letivo são concentradas majoritariamente em um único período (manhã ou tarde) para dar oportunidade aos alunos de desempenharem atividades extra-curriculares.

Duração

A Duração do curso é de no mínimo 4 anos (8 semestres) e no máximo 6. O ingresso no curso ocorre no segundo semestre.


Flexibilização Curricular

O currículo do curso de Sistemas de Informação prevê 3.105 horas, sendo divididas em:

2325 horas em disciplinas obrigatórias (35 disciplinas);
480 horas em disciplinas complementares de graduação (DCGs);
300 horas em atividades complementares (ACGs);
180 horas na disciplina de Trabalho de Graduação.