• 001
  • 002
  • 003
  • 004
  • 005

  • Últimas Notícias

    • TRAJETÓRIAS: Máucio Rodrigues

      TRAJETÓRIAS: Máucio Rodrigues

      11-12-2017 17:23:42

      Foto: Diário de Santa Maria   Foi num teste vocacional da escola que Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, Máucio como hoje é conhecido, descobriu que seu caminho passaria pelas Artes. Santa-mariense de berço fez o ensino fundamental e médio em escolas estaduais da cidade. Naquela época, meados dos anos...

    • Próximo Viva o Campus terá rota de esculturas com saída do CAL

      Próximo Viva o Campus terá rota de esculturas com saída do CAL

      07-12-2017 18:31:28

        No próximo domingo (10), vai acontecer durante o evento Viva o Campus uma rota de esculturas pelo campus.   Na UFSM existem diversas obras de arte públicas, entre murais e esculturas que, além do valor histórico e da memória local, configuram-se pausas poéticas para o exercício da sensibilidade...

    • Sessão de autógrafos - Márcia Barbosa

      Sessão de autógrafos - Márcia Barbosa

      01-12-2017 18:09:04

      A Direção do Centro de Artes e Letras e a coordenação do Programa de Pós Graduação em Letras convidam para a Sessçãode Autografos do livro de poesias Duas Fomes, de Márcia Barbosa, que ocorrerá na proxima quinta-feira, dia 14 de dezembro às 18h, na Sala 3220-A do Prédio 16 da UFSM.   Livro de...

    • Inauguração do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Silveira Martins

      Inauguração do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Silveira Martins

      28-11-2017 12:12:28

        A área de Letras inaugura essa semana o Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Silveira Martins.   O evento conta com grande programação que pode ser conferida clicando AQUI.   A solenidade de inauguração ocorerá no dia 01 de dezembro de 2017, às 17h 30min, na Rua Francisco Guerino, 407, na...

    • Professora de Letras recebe o Prêmio Professora Rubens Murillo Marques 2017, da Fundação Carlos Chagas

      Professora de Letras recebe o Prêmio Professora Rubens Murillo Marques 2017, da Fundação Carlos Chagas

      22-11-2017 10:18:01

      O projeto "Leitura e avaliação de textos: etapas para a formação inicial de professores de produção textual", da Profa. Dra. Cristiane Fuzer, docente do Departamento de Letras Vernáculas e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, venceu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques...

    << < 1 2 3 4 5 > >> (107)

O Departamento de Letras Clássicas e Linguística (DLCL) e a área de Letras da UFSM perdem um de seus mestres, o professor Moacir Marchesan

Faleceu na tarde de quinta-feira passada (28/09), em Cruz Alta, aos 72 anos, vítima de câncer. O professor Marchesan foi professor de Língua Latina, Português Histórico, Filologia da Língua Portuguesa na Graduação em Letras e atuou junto ao Departamento de Letras Clássicas e Linguística (DLCL). Ele obteve o diploma de Licenciado em Letras – Português/Francês - com respectivas Literaturas, pela UFSM, em 1970, e era graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1991). Possuía o título de mestre em Letras, Área de Concentração: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), cujo o título de sua dissertação - As epístolas de Sêneca a Lucilio sobre a linguagem: uma tradução comentada - orientanda pelo professor Laurindo Dalpian, foi aprovada com louvor pela banca. Ele foi chefe do DLCL, coordenador substituto do Curso de Letras, patrono de diversas turmas de formandos em Letras. Teve atuação destacada entre os alunos e entre os seus colegas. Ele lecionou, também, na Universidade de Cruz Alta. 

O professor Moacir foi vice-prefeito de Cruz Alta, além de secretário de Educação daquele município. Marchesan, como era conhecido no meio político, era filiado ao Partido Progressista. A prefeitura de Cruz Alta decretou luto oficial por três dias e as aulas das escolas municipais foram suspensas nesta sexta-feira. 

O velório ocorreu no dia 29 de setembro e o enterro foi realizado no Cemitério Parque Jardim do Sossego. 

 

Texto original: Agência de Notícias da UFSM

APRESENTAÇÃO

 

A Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Artes e Letras (UAP/CAL/UFSM), é um órgão de apoio pertencente ao âmbito operacional do Centro e tem como incumbências gerais: assessorar a Direção da Unidade em assuntos administrativos e operacionais; cooperar no planejamento, sistematização e execução de ações didático-pedagógicas voltadas aos Departamentos e às Coordenações Didáticas; auxiliar na formação complementar de docentes, de técnicos administrativos em educação e de discentes; atuar intersetorialmente na gestão universitária.  (Tit II, Cap III, Seção I, Subseção I, arts. 33 a 35,  RI/CAL – em revisão)

 

 

COMPETÊNCIAS

 

Gerais

Apoiar a promoção de eventos diversos para a comunidade do CAL, tais como: encontros, reuniões, cursos, seminários e oficinas.

 

Específicas

  • Auxiliar a Direção do Centronas questões formativas direcionadas aos servidores docentes e aos técnicos administrativos em educação e colaborar na Avaliação Institucional da Unidade.
  • Auxiliar as Coordenações dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, na discussão, encaminhamento e busca de soluções para questões  didático-pedagógicas, elaborando propostas conjuntas e/ou separadamente para a melhoria da formação por elas proporcionada.
  • Auxiliar as Chefias Departamentais, na discussão, encaminhamento e busca de soluções para questões administrativas, elaborando propostas conjuntas e/ou separadamente para a melhoria dos serviços por elas proporcionadas.
  • Auxiliar na Formação Discente, organizando, em conjunto com as Coordenações dos Cursos, a realização de encontros formativos nos quais os alunos poderão complementar seus estudos curriculares normais e  identificar oportunidades de estágio,  cooperando, portanto, com os professores e orientadores no sentido da adequada gestão administrativa e pedagógica dos estágios.

 

 

ATIVIDADES

 

Vide Plano de Trabalho – 2017/2018 clicando AQUI                                  

 

REGIMENTO INTERNO

 

Para visualizar o Regimento Interno da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Artes e Letras (RI/UAP/CAL) clique AQUI

 

 

-----------------------------------------------------------

EQUIPE

Diretor da UAP: Ass. Adm. Dr. Beno Joel Poll

CONTATOS:

Centro de Artes e Letras - CAL (Prédio 40) - Sala 1106

Fone: (55) 3220 - 8545

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

mariflores

Foto: Mariana Flores

Na última sexta-feira (23), aconteceu no Centro de Convenções da UFSM a primeira Mostra Artística Multiversidade. Realizado em parceria com oCentro de Artes e Letra (CAL), Centro de Educação Física e Desportos (CEFD),Centro de Educação (CE)DTG Noel Guarany e Gabinete do Reitor UFSM, o evento marcou a inauguração do mais novo teatro de Santa Maria.

 

Com o intuito de dar visibilidade às diferentes linguagens artísticas da Universidade, o Multiversidade contou com uma série de apresentações. Ao reunir música, circo, teatro, dança e audiovisual em um só espaço, o programa do evento exibiu sete atrações.

 

multiversidade

 

 Do CAL, a Banda Sinfônica se apresentou, sob regência dos maestros João Batista Sartor e Diego Ramires Leite. O curta-metragem Sob a ótica dos deuses também foi apresentado, dirigido por Gelton Quadros e produzido pelo Estúdio 21, o filme ficcional faz referências aos ícones do cinema mundial: Alfred Hitchcock e Quentin Tarantino.

 

multiversidade002

Nas artes cênicas, quem marcou presença foram As Irmãs Pulgas, com criação de Natália Dolwitsch e Raquel Guerra, e o Circo Bambo, com números de acrobacias, bambolês e palhaçaria. O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), coodenado pelo Professor Odailso Berté, trouxe um fragmento do espetáculo Ferida Calo, que busca trazer passagens da vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo.   

multiversidade003

Texto: Amanda Xavier

 

Programa cultural do Centro de Convenções – Para marcar a inauguração do Centro de Convenções, a Universidade promoverá, até o início do mês de agosto, uma programação cultural especial aberta a toda a comunidade. Ainda neste mês de junho, até o dia 30, é possível visitar a exposição “Artes Visuais, Pesquisas e Sensibilidades”, organizada pela professora do curso de Artes Visuais Rosa Maria Blanca Cedillo. Instalada no foyer do mezanino, a mostra apresenta obras assinadas por docentes, discentes e egressos da UFSM.

Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor 

mariaflores002

Foto: Mariana Flores 

Cerca de 2,4 mil pessoas lotaram o Centro de Convenções da UFSM, na noite de ontem (13), para comemorar o Dia Mundial do Rock ao som da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da banda Magical Mystery. O espetáculo “The Beatles”, promovido em duas sessões, as 19h e as 21h30,reuniu música clássica e grandes sucessos da banda britânica.

 

Parte do Programa Cultural de Inauguração do Centro de Convenções, o espetáculo foi dividido em duas partes. Na primeira etapa, sob a regência do maestro e professor Marco Antonio de Almeida Penna, a Orquestra apresentou o Rock Sinfônico, abrindo o espetáculo com “Rhythmophonie: III Flott (Vivo)”, de Friedrich Zehm. Em seguida, foi apresentada a composição inédita “Concertino para guitarra elétrica e orquestra sinfônica”, de autoria do músico e estudante da UFSM Edgar Simão Sleifer, que contou com a participação de seu filho, o também acadêmico do curso de Música UFSM Ícaro Aranguez Sleifer, como solista na guitarra elétrica.

 

A segunda parte do concerto teve a participação da banda Magical Mystery e regência do maestro e professor João Batista Sartor. Foram apresentadas 13 canções do repertório dos Beatles, entre elas “With a little help from my friends”, “Live and let die”, “Eleanor Rigby”, “Yesterday” e “HeyJude”.

 

Com caráter beneficente, o espetáculo arrecadou materiais escolares (cadernos, conjuntos de lápis de cor e canetinhas), que serão doados, pela Orquestra, a entidades assistenciais.

 

O evento foi realizado pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Santa Maria e Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com o apoio da Eny Calçados, SEDUFSM, Guds Decoração Criativa, TV Campus, RBSTV, TV Santa Maria, Diário de Santa Maria, Rótula Papelaria &amp; Presentes, Athena Livraria e Livraria da UFSM.

 

mariaflores

Foto: Mariana Flores

 

ronald002

Foto: Ronald Mendes

 

Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor

55 3220.8700

Assessor: Flavi F. Lisboa Filho

Relações Públicas: Danusa Frazzon, Sendi Spiazzi e Tânia Weber

Jornalista: Mirian Redin de Quadros