No dia 26 de abril de 2013, foi descerrada a placa que designa o nome de Geraldo Maissiat à sala 1203, do Conselho do Centro de Artes e Letras, no prédio 40, da UFSM.

Geraldo Massiat nasceu e estudou piano em Santa Maria, porém morava em Porto Alegre quando, em novembro de 1962, recebeu um telefonema do então fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho, para criar o Curso de Música embrião da Faculdade de Belas Artes.

Maissiat permaneceu na UFSM até meados de 1974 e organizou o primeiro vestibular para o Curso de Música, em 1963. O professor contou também com o apoio de outros docentes para fundar o curso, nomes como: Glória de Lourdes Chagas, Débora Katz e Magali Dorffmann.

Além de fundar o Curso de Música e a antiga Faculdade de Belas Artes, Maissiat contribuiu para a fundação da Associação Cultural de Santa Maria. A Associação promovia atividades musicais para a comunidade, com participações dos acadêmicos, realizando seus recitais com os professores locais e convidados estrangeiros. A partir disso, formou-se o quarteto de cordas que deu origem à Orquestra.

Maissiat deixou de ser diretor da Faculdade, mas continuou sendo professor, transferindo-se, posteriormente, para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se aposentou.

Por incentivar a cultura musical na cidade e o acesso à cultura na comunidade, e ainda fundar o Curso de Música da UFSM, a homenagem de nomear a sala 1203 no CAL foi a maneira de manter vivo o nome e ressaltar o legado que Geraldo Maissiat deixou para a Universidade e para a população de Santa Maria.

Regras para Utilização do Miniauditório 1203 - Sala Geraldo Maissiat

o Verifique a disponibilidade de horários na agenda.
o Para agendar a reserva envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando a finalidade,Siape, e o telefone para contato.
o O miniauditório não tem por prioridade a realização de aulas, a reserva para este fim deverá ter a necessidade justificada por e-mail.
o As reuniões do conselho do centro têm prioridade sobre as demais atividades.
o Os equipamentos não podem ser retirados da sala.
o O usuário deve deixar a sala nas mesmas condições que encontrou, com a mesa e as cadeiras organizadas e o quadro apagado.
o Caso o usuário usar o computador pessoal, ao sair deixar os cabos conectados.
o Ao sair verifique se as janelas estão fechadas, os condicionadores de ar e o computador estão desligados.
o A chave deverá ser retirada e entregue na portaria do prédio.
o Em caso de cancelamento enviar e-mail informando com antecedência.