001

A nova marca do Centro de Artes e Letras (CAL) é composta por símbolo e logotipo e trata-se de um redesenho da marca desenvolvida por Joaquin da Fonseca.

No redesenho da marca do CAL foram buscados maior clareza, harmonia, legibilidade, suavidade, dinamismo e modernidade, isso tudo sem fugir do elemento clássico; outro fator importante que norteou o redesenho foi a necessidade de representar na marca o que o CAL é e representa.

Para tanto primeiramente foi retirado o retângulo que circundava a antiga marca permitindo assim arejamento e soltura ao redesenho.

As proporções do símbolo foram modificadas tornando-o mais harmônico e equilibrado. As linhas receberam uma diferenciação de espessura ao decorrer do desenho, trazendo, assim, um maior dinamismo à forma, além de suavizá-la.

As mudanças nas linhas e proporção permitiram uma compactação na marca, o que anteriormente era feita pelo retângulo.

A Tipografia utilizada foi a Zapf Humnst por ser a tipografia padrão da Universidade Federal de Santa Maria, assim como também foi utilizada a diagramação padrão da UFSM.

A cor escolhida foi um tom de dourado o que remete ao clássico, à antiguidade, realeza, sabedoria, riqueza, ao belo, ou seja, tudo o que o Centro de Artes e Letras representa e é.

Abaixo pode ser feito o download das versões da marca para uso.

- Manual de Identidade Visual

- versão horizontal (jpg)

- versão vertical (jpg)

- versões vetoriais (pdf)