O Curso de Desenho Industrial com habilitação de Programação Visual tem duração de nove semestres, funcionando em turno diurno. Com quarenta anos de história, o curso tornou-se uma referência na Região Sul do país em termos de qualidade profissional, transformando Santa Maria num pólo formador de desenhistas industriais.

O profissional formado em Programação Visual está apto a trabalhar no bidimensional (produtos planos). Tem como campos de atividade: editoração, embalagem (decoração), fotografia, identidade corporativa, ilustração, impressos, tipografia, diagramação de livros, elaboração de cartazes, sites (webdesign), história em quadrinhos animação, marcas, logotipos, sinalização. Tem como principais locais de atuação: escritórios de programação visual, editoras de livros e revistas, agências de publicidade, gráfica, empresas de website.

O profissional formado em Projeto de Produto faz produtos tridimensionais (com volume). Tem como campos de atividade: projetos de mobiliário, aparelhos eletroeletrônicos, cerâmica decorativa, utilitária e de revestimento, componentes automobilísticos, embalagens, eletrodomésticos, implementos e máquinas, instrumentos e utensílios domésticos.

Coordenador: Marcos Brod Júnior

Secretária: Luciane Bizzi

Contato: Sala 1133, Prédio 40, Fone: 55 3220-8470.

Site: www.desenhoindustrial.ufsm.br