(a) Área de Concentração: Estudos Linguísticos

 

Linhas de Pesquisa: Linguagem no Contexto Social

 

Esta se define como um campo de investigação científica interdisciplinar que reúne pesquisas e pesquisadores dedicados à produção de conhecimento sobre linguagem, práticas discursivas e letramento em contextos sociais/institucionais específicos.

 

Linhas de Pesquisa: Língua, Sujeito e História

 

Abriga projetos na área da história da produção do conhecimento lingüístico, a partir de uma perspectiva discursiva e enunciativa, analisando instrumentos lingüísticos bem como outras textualidades.

 

Linhas de Pesquisa: Linguagem e Interação

 

Investiga, descreve e interpreta diferentes processos de constituição dos fenômenos discursivos construídos em torno da interação social, tendo como base abordagens sociointeracionistas (ênfase na construção discursiva da subjetividade e intersubjetividade) e socioconstrucionistas (ênfase na construção discursiva dos fenômenos sociais institucionalizados).

 

(b) Área de Concentração: Estudos Literários

 

Linhas de Pesquisa: Literatura, Comparatismo e Crítica Social

 

Estudo da obra literária através de sua relação com outras obras, sistemas literários e espaços geográfico-culturais.

 

Linhas de Pesquisa: Literatura, Cultura e Interdisciplinaridade

 

Os conceitos chave que intitulam esta linha, cultura e interdisciplinaridade, lançam as bases epistemológicas para organizar os debates teórico-metodológicos que derivam da natureza múltipla dos artefatos culturais com os quais ela lida. A linha Literatura, cultura e interdisciplinaridade caracteriza-se pela heterogeneidade de formação e atuação de pesquisadores, que operam interdisciplinarmente em suas respectivas especialidades. Os olhares disciplinares – sociológico, filosófico, discursivo, crítico etc. – mediados pela base conceitual da linha – articulam objetos de estudo a partir das relações entre literatura, cultura e sociedade. Propõem-se quatro eixos temáticos que se interpenetram: 1) Narratologias verbais e visuais; 2) Teoria e crítica da contemporaneidade; 3) Poéticas interartes: traduções e interpretações; e 4) Teorias feministas, estudos de gênero e crítica queer.

 

Linhas de Pesquisa: Escritas Literárias e Leitores

 

A linha propõe a execução de estudos que visem identificar as complexas ligações que se estabelecem entre as escritas de uma época, corrente ou escritor, suas respectivas implicações estéticas e os recursos postos em ação para a construção de leitores.

Coordenadora: Sara Regina Scotta Cabral

Secretário: Hellen Reis de Mello

Aux. Adm.: aguardando reposição

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 55 3220-8359

Site: Visualizar Site PPGLETRAS