O aluno de Desenho Industrial com habilitação em criação de produto, Ricardo Fleck, criou uma tecnologia assistiva que auxilia deficientes visuais a matearem.

O produto é um objeto em aço inox que se adapta à garrafa térmica. A criação permite alinhar o bico da garrafa com o ponto de referência, depois é só encostar a cuia debaixo da saliência e servir o mate.

Ricardo foi orientado pelo professor Sérgio Brondani e criou o projeto em dois semestres. A invenção foi testada em parceria com voluntários da Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria (ACDV). O grupo avaliou os protótipos e auxiliou no controle de qualidade até chegar à versão final.

O estudante comentou que não tem pretensão de comercializar o produto por não ter condições de arcar com os valores, mas relembra que a obra é livre e aberta para que empresas possam fabricá-la.

mate

Foto: Taísa Medeiros