O Laboratório Corpus, com imensa satisfação, recebeu a Profª Dr. Vanise Medeiros (UFF) e o Prof. Dr. Juan Manuel López Muñoz (UCA, Espanha) que ministraram cursos no 111º Seminário de Estudos Avançados do Programa de Graduação em Letras da UFSM, de 01 a 05 de agosto, que ocorreu na parte da manhã, 9 h às 11h e 30m, e na parte a tarde, 14 h às 16h 30m.

 

O curso ministrado pela Profª Vanise foi "Da palavra para a palavra: reflexões teóricas e práticas analíticas". O objetivo era promover uma reflexão teórico-analítica sobre a historicidade da língua do e no Brasil a partir produção pelo escritor de saberes sobre a língua tendo como suporte teórico História das ideias Linguísticas na articulação com a Análise de Discurso. O foco foi dado em materiais como glossários, artigos, crônicas, ensaios e correspondências de escritores do século XIX e XX.

 

O Prof Juan Manuel ministrou o curso intitulado "¿Qué hacemos cuando citamos? Citando fuentes de manera académica y 'feliz'". No curso, o Prof enfatizou a importância da escrita científica e da necessidade de utilizar as citações de maneira correta, de forma precisa e sem distorções. Além disso, lembrou que após o uso da citação, o escritor deve se posicionar sobre ela e, dessa forma, estabelecer uma relação entre autor citado e leitor.

 

fotone