Histórico

O Centro de Ciências Rurais foi criado em 31 de agosto de 1970 a partir dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, os quais tiveram suas primeiras turmas em 30 de junho de 1961. Após nove anos, em 31 de agosto de 1970, foram implantados os Cursos de Engenharia Florestal e Zootecnia na UFSM. No dia 05 de junho de 1971, o parecer 465-71- CSE aprovou novo Estatuto e reestruturou a Universidade Federal de Santa Maria, criando os Centros de Ensino. Dessa forma, surgiu o Centro de Ciências Rurais, que contava inicialmente com esses quatro cursos.

Em 2008, foi criado o curso de Graduação Tecnológica em Agricultura Familiar e Sustentabilidade na modalidade à Distância pela Universidade Aberta do Brasil. Já em 2009, as expansões provocadas pelo Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) criaram o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos que se integrou ao Centro.

A sua missão é ser reconhecido pela sociedade como um Centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, nacional e internacionalmente. O CCR busca incentivar a produção de novos saberes, formando profissionais com conhecimentos técnicos e científicos comprometidos com os problemas socioambientais.

Hoje, o CCR conta com 178 servidores Técnico-administrativos em Educação, 189 Docentes e mais de dois mil e setecentos alunos distribuídos nos cursos de graduação e pós-graduação.