Portal do Governo Brasileiro

Agronegócio

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

 agronegocio logo

O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio foi criado em 2009, a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, instituído pelo Decreto nº. 6.096, de 24 de abril de 2007, e reconhecido pela Portaria n. 45/2012/MEC, publicada no DOU, de 24/05/2012. Originalmente, esteve sediado na Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins (UDESSM) e, desde agosto de 2016, tem seu desenvolvimento realizado no Centro de Ciências Rurais, campus sede de Santa Maria, em face do processo de reestruturação articulado entre a UFSM e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

O Tecnólogo em Agronegócio circunscreve-se nas dimensões pelas quais os territórios locais podem se desenvolver, pela organização das pequenas unidades produtivas difusas pelo território em rede de produção, conectadas ao mercado através de pequenas unidades de distribuição. A finalidade do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio é capacitar o profissional formado a prestar serviços produtivos no âmbito da agregação de valor, na formação de rede de produtores e pequenos atacadistas de produtos agropecuários, por meio da busca de novos mercados, pela análise da viabilidade financeira, pela busca de modos de financiamento de novos planos de negócios, pela definição de rede de comercialização e modos logísticos necessários à conexão entre a oferta e a demanda.

 

OBJETIVOS GERAIS

- Possibilitar aos sujeitos os conhecimentos para compreender e atuar na complexidade das cadeias produtivas do agronegócio, compostas por fornecedores de insumos, produtores, indústrias processadoras, distribuidores e consumidores finais.

- Desenvolver uma visão sistêmica do complexo de atividades dentro e fora das unidades produtivas rurais envolvendo os problemas técnicos, sociais e ambientais no intuito de conciliar a diversidade dos aspectos produtivos de forma social e ecologicamente responsável.

- Propor novas formas de construir aproximação com a realidade, valorizando diferentes competências para superar os limites e promover uma conciliação efetiva entre o agro e os negócios em diferentes escalas produtivas.

 

VAGAS

- 50 vagas com ingresso único no 1° Semestre, via processo seletivo (SiSU);

- vagas semestrais nos Editais Regulares de Ingresso/Reingresso

 

DURAÇÃO: 5 SEMESTRES

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os Tecnólogos em Agronegócio poderão atuar nas seguintes áreas:

- agroindústrias;

- bancos rurais e sistemas de crédito rural;

- empresas de agronegócios e bolsas de mercadorias;

- empresas de comércio nacional e internacional;

- empresas de gestão de informações agropecuárias e assessoria para mídias;

- empresas de logística;

- empresas de pesquisa e extensão;

- fornecedores de insumos e demais suprimentos ao agronegócio;

- prestação de serviços de consultoria e perícias;

- propriedades rurais;

- redes de distribuição, atacadistas e hipermercados;

- sistemas cooperativos.

 

RESPONSÁVEIS

Coordenador: Prof. Adriano Rudi Maixner

Coordenador Substituto: Prof. Roberto De Gregori

Secretário: Wagner Rafael Machado Eidt

 

ENDEREÇO

Campus Universitário - Centro de Ciências Rurais Prédio 43B - 1º piso

97105-900 - Santa Maria - RS – Brasil

Tel.: (55) 3220-8727

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.