A CEIP

 

EQUIPE DE TRABALHO:

Coordenadora do Programa: Drª. Amanda Schreiner Pereira, psicóloga do Curso de Psicologia da UFSM

Supervisoras locais / Coordenação de Projetos: Amanda Schreiner Pereira, Aline Bedin Jordão e Gabriela Oliveira Guerra, psicólogas do curso de Psicologia da UFSM

Secretário: Marlos da Fontoura Rodrigues, servidor técnico-administrativo

Estagiários: estudantes do curso de graduação em Psicologia da UFSM, em período de estágios específicos

Extensionistas: acadêmicos do curso de graduação em Psicologia e/ou pós-graduação da UFSM vinculados a projetos de extensão da CEIP

Bolsista Secretaria: Esmel Luc Olivier Atchori

Bolsistas Programa CEIP/FIEX: Luiza Pires Roos (Bolsa 1) e Thales William Borges Lindenmeyer (Bolsa 2)

Bolsista Projeto de Extensão Eventos Clínicos da CEIP/FIEX: Letícia Bueno Pires (Bolsa 1)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

HISTÓRICO DA CEIP:

A formalização do Serviço de Psicologia do Curso de Psicologia da UFSM, denominado Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (CEIP), deu-se em razão de sua constituição histórica. Em 2001, na ocasião em que a primeira turma de acadêmicos do curso de Psicologia da UFSM passaria pela experiência de Estágio Específico do Curso de Graduação, inaugurou-se o SACI (Serviço de Atendimento Clínico-Institucional), sob a coordenação de uma professora do Departamento de Psicologia, a fim de atender à determinação legal que normatiza os cursos de graduação para a formação de Psicólogo, no sentido de possibilitar estágio curricular, bem como prestar serviços psicológicos à comunidade.

Desde que fundado, o SACI passou por reestruturações e, em 2006, recebeu a denominação de CEIP (Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia). Nesta época, a clínica era composta por um coordenador (docente do Departamento de Psicologia) e um técnico-administrativo (psicóloga), responsáveis pelo andamento dos projetos de ensino/estágio, além dos professores supervisores.

No ano de 2009, com a determinação de que as supervisões locais, dos estágios realizados na CEIP, seriam de responsabilidade dos TAEs psicólogos da UFSM, lotados no Curso de Psicologia, ingressou no serviço mais uma psicóloga no curso de Psicologia. A partir disto, a equipe profissional responsável pela CEIP passou a ser composta por um coordenador, docente do Departamento de Psicologia, e duas psicólogas, responsáveis técnicas pelos atendimentos psicológicos gratuitos realizados à comunidade em geral, nas diversas faixas etárias que a compõe: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Nos anos subsequentes, com apoio do Curso de Psicologia e do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), a equipe da CEIP implementou o trabalho da clínica através das seguintes ações: ampliação e reformas do espaço físico; extinção das filas de espera; remodelamento no formato de ingresso de pacientes no serviço; desenvolvimento de projetos de extensão; realização de pesquisa; articulação com subunidades da UFSM e com serviços de saúde pública locais; promoção de eventos anuais e semestrais voltados à comunidade acadêmica e à comunidade em geral; e criação de publicações de circulação nacional. Estas ações coordenadas pelas TAEs psicólogas estão formalizadas em projetos de extensão vinculados à CEIP.

O trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela CEIP foi reconhecido pelo CCSH, que em 2015 proporcionou um novo espaço físico para a Clínica, no Campus da UFSM, mais adequado à prestação de um atendimento de qualidade à comunidade. Além disso, em 2016, ingressou no serviço mais uma TAE psicóloga. Constituído como espaço de fomento à formação e à extensão, a CEIP continua investindo no atendimento a comunidade, tanto pelos discentes que realizam estágio quanto pelas psicólogas do Curso. Também se continuam desenvolvendo projetos, coordenados pelas psicólogas da equipe.

Multiweb/CPD 2012.