Eventos CEIP

 _______________________________________________________________________________________________________________________

 

HISTÓRICO DE EVENTOS

Desde o ano de 2010, a CEIP tem a tradição de promover duas modalidades de eventos: os Encontros Clínicos e as Jornadas da CEIP. A partir de 2017, agregou-se a eles uma nova modalidade, o Notas Clínicas: um espaço de apresentação de notas tomadas por profissionais psicanalistas no desenvolvimento de um estudo aprofundado de tema específico ao público interessado na discussão da temática. Seguem abaixo notícias dos eventos ocorridos no decorrer dos anos:

 

 

Encontros Clínicos:

 

. I Encontro Clínico CEIP - "A Clínica em Psicologia na Universidade" (2010)

No dia 18 do mês de junho de 2010, a CEIP realizou a primeira edição do evento Encontro Clínico, o qual contou com a presença da psicanalista Cristian Giles, professora da UNIJUÍ e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Cristian proferiu a palestra intitulada" A Clínica em Psicologia na Universidade".

Cartaz I Encontro Clínico  

 

II Encontro Clínico CEIP - "As Formações do Insconsciente" (2011)

O II Encontro Clínico ocorreu no dia 17 do mês de junho de 2011 e contou com a presença do psicanalista Norton Cezar Dall Follo da Rosa Junior, que proferiu a palestra “Formações do inconsciente”. Norton é psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Cartaz II Encontro Clínico 

 

III Encontro Clínico CEIP - "Um Fim de Tratamento na Clínica" (2011)

"Um Fim de Tratamento na Clínica", foi a proposta do III Encontro Clínico, que contou com a presença do convidado Fernando Hartmann. O evento ocorreu no dia 25 de novembro de 2011. Fernando é psicanalista, membro da Association Lacanienne Internationale e coordenador da Clínica de Psicologia FURG.

Cartaz III Encontro Clínico

 

IV Encontro Clínico CEIP - "Limites e possibilidades da clínica na instituição" (2012)

Realizou-se no dia 1º de junho de 2012 a quarta edição do evento Encontros Clínicos, com a presença da convidada Carmen Backes – psicanalista, mestre em Psicologia Social (UFRGS), psicóloga do Departamento de Psicanálise do Instituto de Psicologia (UFRGS) e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) – tratando a temática "Os limites e possibilidades da clínica na instituição".

Cartaz IV Encontro Clínico 

 

V Encontro Clínico CEIP - "Medicalização da Infância" (2013)

A psicanalista Ieda Prates, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), discutiu a “Medicalização da Infância”, no V Encontro Clínico ocorrido em 28 de junho de 2013.

Cartaz V Encontro Clínico 

 

VI Encontro Clínico CEIP - "Amor é um, sexo é dois (?)" (2014 )

“Amor é um, sexo é dois (?)” foi o tema tratado pela psicanalista Silvia Raimundi Ferreira, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), na VI edição deste evento, em 13 de junho de 2014.

Cartaz VI Encontro Clínico 

 

VII Encontro Clínico CEIP - "Clínica da Perversão" (2015)

 O VII Encontro Clínico da CEIP foi realizado no dia 26 de junho de 2015, contando com a presença do psicanalista Norton Cezar dal Follo da Rosa Junior. Esta edição teve como tema geral a Clínica da Perversão. 

Cartaz VII Encontro Clínico

 

VIII Encontro Clínico CEIP - "Clínica da Neurose Obsessiva" (2015)

O VIII Encontro Clínico ocorreu no dia 07 do mês de agosto de 2015 e contou com a presença da psicanalista Ana Costa, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), que proferiu a palestra “Clínica da Neurose-Obsessiva”. Após o encontro ocorreu o lançamento do livro de autoria da referida psicanalista, intitulado "Litorais da Psicanálise".

Livro Litorais da Psicanálise

Cartaz VIII Encontro Clínico

 

9º Encontro Clínico CEIP - "Mal e redenção: da teologia judaica à teoria social" (2016)

O 9º Encontro Clínico ocorreu no dia 31 de outubro de 2016 e contou com a presença de Omar Ardans (Professor de Psicologia Social na UFSM, Livre-docente em Psicologia pela USP), que debateu com Luís Fernando Lofrano de Oliveira (Professor de Psicopatologia na UFSM, Psicanalista membro na APPOA) sobre o tema "Mal e redenção: da teologia judaica à teoria social".

Cartaz 9º Encontro Clínico CEIP

 

10º Encontro Clínico CEIP - "Questões sobre a ética na clínica" (2017)

O 10º Encontro Clínico da CEIP, intitulado "Questões sobre a ética na clínica", ocorreu no dia 02 de junho de 2017 e contou com a participação dos estagiários da clínica, que discursaram sobre quais questões concernentes à ética se apresentam ao estudante em sua ação de extensão universitária na clínica de psicologia.

Cartaz 10º Encontro Clínico CEIP

 

11º Encontro Clínico CEIP - "Formação do Sintoma na Psicanálise" (2018)

 No dia 23 de março de 2018 ocorreu o 11º Encontro Clínico da CEIP, com o psicanalista Luís Fernando Lofrano de Oliveira, professor da UFSM. Dentre as questões abordadas, Luís Fernando aprofundou com sua leitura o conceito de inibição e de sintoma em Sigmund Freud e abordou a formação de sintoma para a Psicanálise e a visão de sintoma para a Psicologia, diferenciando Ato e Escrito de Ação e Texto. Com suas pontuações, inaugurou uma série de trabalhos a serem apresentados durante o ano nos eventos promovidos pela CEIP, cujas ações fomentam a transmissão da Psicanálise.

Cartaz 11º Encontro Clínico CEIP

 

 

Jornadas da CEIP:

 

. I Jornada da CEIP - “Situações Limítrofes na Clínica” (2010)

Nos dias 24 e 25 do mês de setembro de 2010, a CEIP realizou a primeira edição do evento Jornada da CEIP. O tema trabalhado foi “Situações Limítrofes na Clínica” e o evento contou com a participação de psicanalistas, como Cristian Giles, Ilka Pichin, Silvia Raimundi Ferreira, Norton Cezar Dal Follo Rosa Jr., Eduardo Ely Mendes Ribeiro, entre outros.

Cartaz I Jornada da CEIP

Folder I Jornada da CEIP

 

 

. II Jornada da CEIP - “Clínica Com Crianças” (2011)

A II Jornada da CEIP ocorreu entre os dias 05 e 06 do mês de novembro de 2011. Esta edição teve como tema geral "A clínica com crianças" e contou com a participação de Alfredo Jerusalinsky, o qual proferiu a conferência intitulada "O que uma criança pode esperar de um psicanalista".

Cartaz II Jornada da CEIP

Folder II Jornada da CEIP

Folder II Jornada da CEIP (programação)

 

 

. III Jornada da CEIP - “Clínica na Universidade” (2012)

A III Jornada da CEIP foi realizada nos dias 09 e 10 de novembro de 2012, no Auditório do Centro de Ciências Rurais - campus UFSM.  A temática trabalhada foi “Clínica na Universidade” e contou com a participação de profissionais e estagiários de diversas instituições, a saber: UFSM, UFAL, UFRGS, FURG, UNIJUÍ, FEEVALE, ULBRA.

 Cartaz III Jornada da CEIP

 Folder III Jornada da CEIP

 

. IV Jornada da CEIP - “O Corpo na Clínica” (2013)

 A IV Jornada da CEIP realizou-se no dia 09 de novembro de 2013.  Esta edição discutiu o tema “O Corpo na Clínica” e contou com a participação da psicanalista Ana Costa, do psicanalista Luciano Matuella, entre outros profissionais santamarienses renomados.

Cartaz IV Jornada da CEIP

Folder IV Jornada da CEIP

 

. V Jornada da CEIP - “Enlaces e Desenlaces do Amor na Clínica” (2014)

No dia 06 de Dezembro de 2014 ocorreu a V edição da Jornada da CEIP, intitulada “Enlaces e Desenlaces do Amor na Clínica”, e contou com a participação de psicanalistas de Santa Maria/RS e Porto Alegre/RS e de textos produzidos por estagiárias da CEIP.

Cartaz V Jornada da CEIP

Folder V Jornada da CEIP

 

. VI Jornada da CEIP - “Direção do tratamento na clínica” (2016)

A VI Jornada da CEIP foi realizada no dia 30 de abril de 2016 e teve como tema abordado a "Direção do tratamento na clínica".

Cartaz VI Jornada da CEIP

 

VII Jornada da CEIP - “Laços Sociais e Sintomas Contemporâneos” (2018)

A VII Jornada da CEIP teve como proposta trabalhar a atualidade das formações do inconsciente, como proposto pela Psicanálise desde Sigmund Freud, por meio da contemplação das manifestações cotidianas e das expressões sintomáticas do mal-estar contemporâneo.

Ela foi realizada no dia 28 de abril de 2018 e contou com a participação de psicanalistas vindos de Porto Alegre, como Lúcia Serrano Pereira, Luciano Mattuella e Paulo Gleich; e com psicólogos e psicanalistas da cidade de Santa Maria, que abrilhantaram o evento com suas falas.

Cartaz VII Jornada da CEIP

Programação VII Jornada da CEIP

 

Notas Clínicas:

 

. 1º Notas Clínicas - “Noções de unidade em topologia: de superfícies a nós” (2016)

No dia 27 de abril de 2016, a CEIP promoveu a realização da primeira edição do Notas Clínicas, uma das suas modalidades de eventos. Intitulada "Noções de unidade em topologia: de superfícies a nós", o Notas Clínicas de Luís Fernando Lofrano de Oliveira propôs a apresentação de um conjunto de notas próprias, recolhidas a partir do ensinamento de J. Lacan, de outros psicanalistas e de matemáticos concernente à topologia e reunidas a propósito de certas peculiaridades da clínica que se apoia em fundamentos da psicanálise.

 Cartaz 1º Notas Clínicas

 

. 2º Notas Clínicas - “Notas e composições: voz na psicanálise” (2016)

A segunda edição do Notas Clínicas ocorreu no dia 16 de novembro de 2016. Com o título "Notas e composições: voz na psicanálise", o Notas Clínicas de Amanda Schreiner Pereira propôs situar questões acerca do objeto áfono e a compor, com elementos da psicanálise, um conjunto de considerações sobre a função da voz no psiquismo.

 Cartaz 2º Notas Clínicas

  

Rodas de Conversa:

 

. 1ª Roda de Conversa: "Autismo: Diagnósticos e Tratamentos" (2018)

Ocorrido em 17 de agosto, a proposta deste espaço foi construída a partir de demandas oriundas da prática da psicologia clínica na CEIP, onde se observou a ampliação da procura de tratamento psicológico para casos com diagnóstico de autismo. Para tanto, abriu-se o diálogo a nível interdisciplinar, a fim de fazer circularem as questões do público presente sob a experiência dos profissionais convidados.

 

. 2ª Roda de Conversa: "Morte e Luto" (2018)

Realizada em 12 de novembro, este espaço surgiu através de demandas de intervenção acerca do suicídio, endereçadas à CEIP. A partir do trabalho junto aos estagiários básicos de Psicologia, por meio de: debates das construções teóricas, séries atuais e um filme que situou a questão a partir da lógica do imperativo mercadológico contemporâneo, houve ampliação das questões e a proposta do evento com o intuito de expandir as discussões sobre a morte e o luto, envoltos de não-ditos.

Multiweb/CPD 2012.