Documento sem título
 
 
Nome: Cristiane Pedrazzi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5167571704789298

Pesquisas:
  

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado na área de Celulose e Papel pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) sob orientação do professor PhD Jorge Luiz Colodette, no qual fez período sanduíche durante um ano na instituição Royal Institute of Technology (Estocolmo, Suécia) sob orientação do professor PhD Goran Gellerstedt. Atualmente é Professora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria.

 
 
 
 
Nome: Ana Paula Moreira Rovedder

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5274469660466638

Pesquisas:
  

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Mestrado em Agronomia/Biodinâmica do Solo (2003) e Doutorado em Ciência do Solo também pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências Florestais. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal (conceito 5)e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (conceito 4), ambos da UFSM. Tem experiência na área de Engenharia Florestal e Ciência do Solo, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas, Uso, Manejo e Conservação do Solo, Biologia do Solo e Restauração Ecológica de Ecossistemas. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE).

 
 
 
 
Nome: Catize Brandelero

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4097216516218295

Pesquisas:
  

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004). Mestre em Geomática pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Doutora Manejo Floresta, pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

 
 
 
 
Nome: Liane de Souza Weber

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2891799660226360

Pesquisas:
  

Graduação em Engenharia Florestal pela UFSM (1991), mestrado em Engenharia Agrícola pela UFSM (1996) e doutorado em Engenharia Agrícola pela UNICAMP (2008). Professora da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Experiência nas áreas de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas. Atuando na área de Geomática: Agricultura de Precisão, Tecnologia de Informação e Geoprocessamento.

 
 
 
 
Nome: Dilson Antônio Bisognin

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7298261913496737

Pesquisas:
  

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Fitomelhoramento pela Universidade Federal de Pelotas (1991) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Michigan State University (2001). Pós-doutor pela Michigan State University - Molecular Plant Science em 2014. Atualmente é professor associado do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde coordena o Núcleo de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas (MPVP). Desenvolveu a base legal e administrativa e dirigiu o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológica da UFSM. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia e Engenharia Florestal. Líder do grupo de pesquisa em Genética e Melhoramento de Batata, que mantém colaborações com a Michigan State University (MSU) dos Estados Unidos, o Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA) do Uruguai, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (EPAGRI) de Santa Catarina, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (FEPAGRO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul foi Coordenador de Política Agrícola e assessor de Inovação Tecnológica. As principais atividades de pesquisa científica e tecnológica em desenvolvimento são em genética e melhoramento de batata e propagação vegetativa de plantas. 

 
 
 
 
Nome: Frederico Dimas Fleig

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4578837964834013

Pesquisas:
  

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Florestas Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: competicao, crescimento, desbaste, modelagem biométrica.

 
 
 
 
Nome: César Augusto Guimarães Finger

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4560830097463830

Pesquisas:
  

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em Doktoratstudium der Bodenkultur - Universität für Bodenkultur (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria exercendo atividades de ensino e pesquisa na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Biometria, Crescimento e Produção Florestal, Estruturação da Produção Florestal. Exerceu a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal por mais de dez anos em periodos diversos. A partir de janeiro de 2014 é assessor do reitor para assuntos internacionais da UFSM. 

 
 
 
 
Nome: Paulo Renato Schneider

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4385968248016015

Pesquisas:
  

Possui especialização em manejo de florestas tropicais, Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1978) e doutorado em Engenharia Florestal - Universität Freiburg (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Ordenamento Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento, produção, manejo florestal, planejamneto da produção florestal e economia florestal.

 
 
 
 
Nome: Jorge Antonio de Farias

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9537008908546721

Pesquisas:
  

É graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1993), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado pela UFSM nas áreas de Manejo Florestal e Economia Florestal. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Florestais da UFSM. Conselheiro do Centro de Pesquisas Florestais e Membro do APB Florestal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de gestão e planejamento florestal, arranjos produtivos locais de base florestal para o desenvolvimento regional, projetos de neutralização de emissões de carbono através de recuperação de APPs, RL e desenvolvimento de SAFs, desenvolve pesquisas na condução dos remanescentes de Mata Atlântica em propriedades de agricultores familiares visando o desenvolvimento de SAFs como alternativa de renda e qualidade de vida. É líder do Grupo de pesquisas de Política e Economia Florestal na UFSM com linhas de pesquisas voltadas para implementação de florestas sociais e o aproveitamento energético dos resíduos de biomassa florestal.

 
 
 
 
Nome: Elio José Santini

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1939844237237675

Pesquisas:
  

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), com mestrado (1981) e doutorado (1996) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e gestão no Departamento de Ciências Florestais desde 1977, atendendo os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Relação Água-Madeira e Secagem, Tratamento da Madeira e Tecnologia de Chapas, atuando principalmente nas linhas de secagem, processamento, tratamento e qualidade da madeira. Administrativamente, exerce as funções de editor-chefe da revista Ciência Florestal e chefe do Departamento de Ciências Florestais. 

 
 
 
 
Nome: Solon Jonas Longhi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2401814326298046

Pesquisas:
  

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1979) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Dendrologia e Fitossociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fitossociologia e dinâmicas de florestas, floresta estacional decidual, espécies florestais, floresta ombrófila mista, inventário florestal e recuperação de matas ciliares e áreas degradadas. 

 
 
 
 
Nome:

Lattes: " target="_blank">

Pesquisas:
  
 
 
 
 
Nome: Rudiney Soares Pereira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9479801378014588

Pesquisas:
  

Rudiney Soares Pereira, Engenheiro Florestal, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor pela Universidade Federal do Paraná na área de Manejo Florestal, Processamento de Imagens em 1995. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Publicou 33 artigos em periódicos especializados, 100 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. Possui 30 ítens de produção técnica. Participou de eventos no Brasil, Argentina e Chile. Orientou 16 monografias de especialização, 24 dissertações de mestrado, 1 de doutorado, co-orientou 18 de mestrado e 1 de doutorado, além de 9 trabalhos de graduação de Geografia e Engenharia Florestal. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA-RS, por dois mandatos consecutivos entre os anos de 1993 e 1997. Interagiu com 149 colaboradores em autoria e co-autoria de trabalhos científicos. Os termos mais freqüentes no contexto de sua produção científica e tecnológica são: Sensoriamento Remoto, Processamento de Imagens, Recursos Florestais, Recursos Hídricos, Uso da Terra, Modelagem da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra e Software Livre. Exerceu atividades de co-orientação e colaborador de pesquisas na UFPel (Universidade Federal de Pelotas) em Ciência do Solo, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) na Pós-graduação em Sensoriamento Remoto. Cooperação técnica com a EMBRAPA-CPACT, onde participou do desenvolvimento de um banco de dados geográficos para a Metade Sul do Rio Grande do Sul. É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, denominado Modelamento da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra e participa como coordenador e colaborador de 5 projetos de pesquisa nessa área do conhecimento. Atualmente é Professor e Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, nível de mestrado e doutorado e, Programa de Pós-Graduação em Geomática, em nível de mestrado. Exerce ainda, as funções de Chefe do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Maria, Conselheiro do Centro de Ciências Rurais, Conselheiro Editorial da Revista Geomática e Consultor Ad-Doc das Revistas Ciência Rural, Ciência Florestal, Ciências Naturais e Exatas e Série em Ciências Geodésicas.

 
 
 
 
Nome: Enio Giotto

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0619523016722374

Pesquisas:
  

Possui graduação em ENGENHARIA FLORESTAL pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, georreferenciamento, agricultura de precisão, geotecnologias e biossegurança animal.

 
 
 
 
Nome: Everton Rodolfo Behr

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5793290654126265

Pesquisas:
  

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de ictiologia, piscicultura e fauna silvestre, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação e ecologia de peixes, larvicultura de peixes nativos, levantamentos faunísticos e distribuição e conservação de espécies ameaçadas. 

 
 
 
 
Nome: Marlove Fatima Brião Muniz

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3148312031889388

Pesquisas:
  

Possui graduação em Agronomia pela Universidade da Região da Campanha (1983), mestrado em Produção e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (1991) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Patologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, sanidade, florestais, qualidade e fungos. È bolsista produtividade do CNPq, nível 2.

 
 
 
 
Nome: Ervandil Corrêa Costa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146228842979896

Pesquisas:
  

ERVANDIL CORRÊA COSTA concluiu o curso de Agronomia em 1966 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 1976 defendeu a dissertação de Mestrado em Fitotecnia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS) e concluiu o doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1986. Em 2006 graduou-se em Direito no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Em 2009, conclui o Mestrado em Integração Latino-Americana na UFSM. Atualmente é doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). É Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, já atuou como vice-coordenador , onde ministra disciplinas e orientações. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde atua também como consultor ad hoc. Participou como docente da disciplina Integração e Meio Ambiente, do I Curso Internacional de Pós-Graduação Especialização em Integração e Políticas Agropecuárias do Mercosul, realizado conjuntamente entre a UFSM, Universidad Nacional de la Matanza, Argentina e a Universidade de la República, Uruguai em 1997. Foi membro da Comissão de Legislação e Regimentos do Conselho Universitário da UFSM no período de 1998 a 2001. Atuou como representante suplente do Centro de Ciências Rurais no Conselho Universitário da UFSM de 1997 a 1998, e como representante titular de 1998 a 2001. Foi também presidente da Comissão de Legislação e Normas do Centro de Ciências Rurais no período de 1998 a 2001. Foi presidente da Comissão de Ingresso e Reingresso do Curso de Agronomia da UFSM de 1999 a 2006 e presidente da Comissão de Ingresso e Reingresso de outras instituições para a UFSM. Foi presidente da Comissão de Avaliação de Desempenho Acadêmico para Progressão à Classe de Professor Associado do Quadro Permanente da UFSM desde 2006-2012. Participou como presidente da Comissão de Sindicância do Centro de Ciência Rurais (2011/2012) em três processos. Foi Chefe do Departamento de Defesa Fitossanitária da UFSM, durante oito anos consecutivos . Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens, entre eles Destaque na Área de Ensino e Pesquisa, promovido pela Sociedade de Agronomia de Santa Maria, em 2000. Publicou 202 artigos em periódicos especializados e o total de 528 dentre trabalhos e resumos, em anais de eventos. Autor de 6 capítulos de livros e de 12 livros publicados. Participou de 8 eventos no exterior e 100 no Brasil. Orientou 29 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 11 teses de doutorado, além de ter orientado 13 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Agronomia, Engenharia Florestal e Direito. Atualmente orienta 3 doutorandos, 2 mestrandas e 1 bolsista de iniciação científica. Entre 1991 e 2005 participou de 18 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 12 destes. Atualmente participa de 11 projetos de pesquisa, sendo que coordena 9 destes. Atua nas áreas de Ecologia de Ecossistemas, Biodiversidade, Transgênicos, Impacto Ambiental, Direito Ambiental, Entomologia Agrícola e Florestal e Proteção Florestal. Em suas atividades profissionais interagiu com 200 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. 

 
 
 
 
Nome: Mauro Valdir Schumacher

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4577505947479643

Pesquisas:
  

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP de São Paulo (1992) e doutorado em Ecologia e Nutrição Florestal pela Universitaet fuer Bodenkultur em Viena na Austria (1995). Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Professor de graduação do curso de Engenharia Florestal e de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal do Departamento de Ciências Florestais da UFSM. Membro da equipe dos sistemas FERTI - UFV e NUTRI - UFV. Coordenador de projetos de pesquisa nas áreas de Ecologia e Nutrição Florestal. Consultor das revistas: Ciência Florestal, Scientia Forestalis (IPEF), Floresta (UFPR), - Ciência Florestal e - Revista Árvore. Editor chefe da revista Ecologia e Nutrição Florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Nutrição Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa, nutrição florestal, Eucaliptocultura, Acacia mearnsii, Pinus, ciclagem de nutrientes e sustentabilidade.