cepesli2014

O Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (CEPESLI) é um projeto ligado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Artes e Letras da UFSM, dedicado ao enfoque instrumental de línguas que oportuniza a professores e alunos o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O Centro privilegia o ensino de espanhol e português como línguas estrangeiras e periodicamente são oferecidos cursos de capacitação interna para os membros do Centro.

O Centro é composto por um coordenador, professores e alunos de graduação e de pós-graduação, professores da UFSM e de outras instituições de ensino.

As pesquisas desenvolvidas estão relacionadas com a produção de material didático; formação de professores; crenças na educação; avaliação da aprendizagem no ensino instrumental presencial ou a distância.

Paralelamente, o CEPESLI oferece cursos instrumentais de língua como atividades de extensão para atender a demanda da comunidade e oportunizar pesquisas e formação inicial e permanente a alunos e professores.

O CEPESLI é o executor dos cursos Português Língua Estrangeira Instrumental para agentes do governo uruguaio, em cumprimento de Ajustes Complementares ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica entre o governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Oriental do Uruguai.

Anualmente, são promovidos dois eventos pelo Centro: os Seminários de Formação, com o objetivo de oferecer formação inicial e continuada na área de ensino de línguas e os Fóruns de Estudos Interacionistas, que visam abrir espaço para discussões sobre tópicos pontuais dentro das correntes interacionistas.

No mês passado Dezembro 2017 Próximo mês
D S