Membros do CEPESLI participaram da XXIX JAI e SAL

Durante a 3ª semana do mês de Outubro ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria a já tradicional Jornada Acadêmica Integrada. Simultaneamente, desenvolveu-se a Semana Acadêmica de Letras. Participantes do CEPESLI participaram com apresentações de trabalhos e posters nos dois eventos.

Na JAI foram apresentados três banners sobre os trabalhos desenvolvidos no CEPESLI. As doutorandas Ana Nelcinda Vieira e Andriza Pujol de Ávila foram as responsáveis pelo trabalho Projeto Instrumental de Línguas Estrangeiras: da teoria a prática. O referido projeto apresenta o estudo teórico sobre ensino instrumental e o desenvolvimento de materiais didáticos (MD) de acordo com essa perspectiva.

As doutorandas Ana Lucia Cheloti Prochnow, Ana Nelcinda Vieira e a graduanda Martha Letícia Berger se encarregaram de mostrar a pesquisa teórica relacionado aos estudos de crenças retrospectivamente, iniciando com Ana Maria Barcelos e chegando a John Dewey, sob o título de Crenças de Professores e alunos sobre ensino/aprendizagem de línguas.

A professora Vanessa Streb foi a apresentadora do trabalho Rodas de Conversa em LE: Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros, representando a professora Mestre María Cristina Maldonado Torres, a professora Denise Jorgens e a acadêmica Sabrina Massoli Camargo. O trabalho explicita os objetivos e a dinâmica das rodas de conversa em Língua Estrangeira (LE): proporcionar espaço de pratica oral em LE em encontros semanais de até 8 participantes.

Já na Semana Acadêmica de Letras, o trabalho apresentado foi Reflexões sobre a importância do conhecimento de teorias de aprendizagem pelo professor apresentado pela graduanda Amanda Kohlrausch Frantz e que tinha por obejtivo a divulgação da teoria do monitor de Krashen com ênfase na Hipotese do Monitor.

Todos os trabalhos, tanto da JAI como SAL foram orientados pela Professora Doutora e Coordenadora do grupo Maria Tereza Nunes Marchesan.

No mês passado Dezembro 2017 Próximo mês
D S