• 1170x308-crop-90-images_slide_1170x3088
  • 1170x308-crop-90-images_slide_1170x3081
  • banner-site
  • 1170x308-crop-90-images_slide_1170x3083

Sejam bem vindos ao site do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - Povo de Clio, que, em comemoração ao seu 20º aniversário, orgulhosamente apresenta o 1º Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto)Biográficas.

Apresentação

O Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – Povo de Clio da Universidade Federal de Santa Maria convida para seu I Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto) Biográficas, a realizar-se nos dias 30, 31 de março e 1 de abril de 2017, no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil, com Conferências, Mesas Redondas, Simpósios Temáticos com palestrantes renomados do Brasil, Alemanha e França, ligados a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica/ Biograph, além, de manifestações culturais..

O I Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto) Biográficas tem como objetivo principal divulgar pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre as temáticas de Memória, Educação e Narrativas (Auto) Biográficas, vinculada aos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão, que, interrelacionados, abrangem pesquisadores de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Profissionais da Educação Básica. Busca-se publicizar pesquisas e estudos acerca das temáticas, além, de problematizar narrativas (Auto) Biográficas tanto como metodologia, quanto, como portadoras de saberes, práticas e significações, como fontes para as mais diversas áreas do conhecimento. Também, compartilhar experiências, saberes práticos e teóricos, dando continuidade às discussões já existentes na área agregando novas análises e reafirmando interlocuções e parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais.

A realização do evento traz como principal justificativa, o marco dos 20 Anos do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – CLIO na UFSM, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha, que vem, desde a sua criação em 1996, desenvolvendo trabalhos que enfatizam as temáticas: memória/s e narrativa/s (Auto) Biográficas, História da Educação, Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Cultura, Educação e História, o que, destaca sua relevância de pesquisa nos campos da História e da Educação, sempre com diálogo interdisciplinar. Uma trajetória marcada ao longo de seus vinte anos pela inserção acadêmico-científica e comunitária, abrindo espaço para graduandos, mestrandos e doutorandos, assim como, profissionais do ensino básico, superior e outros segmentos sociais, com considerável número de monografias, dissertações e teses concluídas.

O Núcleo de Estudos, também tem significante inserção no campo mais específico da História da Educação, com produção reconhecida de pesquisa e ligação com Associações como a Associação Sul-Rio-Grandense de História da Educação – ASPHE, entre outras, e da História - Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH/Universidade Federal do Paraná/UFPR, destacando ainda, a sua participação ativa nas sete edições do Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica – CIPA. Neste sentido, tem como intuito investir e ampliar redes de pesquisa e valorizar as narrativas (Auto) Biográficas como portadoras de saberes, práticas e significações e dispositivos de formação.

Busca-se efetivar discussões relevantes, diversificadas e de qualidade que possam contribuir para a construção de novas perspectivas para as narrativas (Auto) Biográficas e área das Ciências Sociais e Humanas. As Conferências e as Mesas Redondas serão compostas por convidados e, os Simpósios Temáticos serão abertos para a inscrição e seleção de trabalhos visando contemplar também relatos de experiências docentes dentro das temáticas propostas. Salienta-se que todos os trabalhos submetidos aos Simpósios Temáticos serão analisados e comentados por professores doutores convidados, da instituição, assim como, de outras instituições.

Desenvolvendo investigações sobre temas geradores de conhecimento e de paradigmas sócio-políticos e culturais emergentes da Educação e da História e suas inter-relações com as práticas educativas institucionalizadas e com as funções sociais da escola, o Núcleo, numa referência à Musa Clio – Musa da História, “Proclamadora” dos tempos passados – concebe a memória como uma construção do presente, a partir de experiências e vivências do passado. Entende que a Memória está aberta à dialética da lembrança e do esquecimento, pela qual busca salvar o passado do esquecimento e edificar o presente e o futuro. Segundo Cunha (2008, p. 202), “memória é uma construção do presente, alicerçada em experiências e vivências do passado”. Partindo dessa perspectiva, podemos pensar na memória como ressignificação do passado e a história como reinterpretação desta memória, concepções das quais, pode-se tratar questões pertinentes e necessárias à contemporaneidade. É nesse sentido que a narrativa (Auto) Biográfica sobre e no processo de formação, no agenciamento de seus conceitos descritivos torna-se tão potente, considerando sua característica de dar conta de emergir um sujeito em formação que é global, que é social, que não está descolado das muitas variáveis intrínsecas à sua própria vida enquanto singularidade.

Março 2017
D S