CLIO

Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação

IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência

By • ago 2nd, 2013 • Category: Últimas Notícias

19 a 21 de fevereiro de 2014

Curitiba – Paraná

A inserção ao ensino representa um momento de grande importância para o futuro docente. Tradicionalmente os sistemas educativos têm prestado pouca atenção aos professores principiantes e a sua inserção profissional.

A preocupação pela qualidade da educação que as novas gerações recebem nas escolas ressalta a importância em se cuidar dos primeiros anos dos docentes. Os altos índices de abandono da docência, assim como a preocupação por melhorar a qualidade da formação docente estão mostrando a necessidade de atender, de maneira especial, aos primeiros anos de exercício profissional docente.

Em junho de 2008 foi organizado em Sevilha o I Congresso em que participaram investigadores, formadores de docentes preocupados com a formação docente dos professores principiantes. O segundo congresso teve lugar em Buenos Aires em fevereiro de 2010. Este segundo congresso consolidou esta iniciativa com um elevado número de participantes e contribuições científicas.

Em fevereiro de 2012, o III Congresso Internacional sobre Professores Principiantes e Inserção Profissional à Docência teve lugar na cidade de Santiago, no Chile. Este congresso, que participaram mais de 300 pessoas, se consolidou como um espaço de encontro, reflexão e intercâmbio de investigadores, formadores e docentes preocupados com a formação dos professores que iniciam a tarefa de ensinar. Formadores, docentes e investigadores que participaram deste congresso continuaram se conectando através da Red Social sobre Profesorado Principiante.

Temáticas:

Aceitar-se-ão propostas de comunicações que versem sobre as seguintes temáticas do congresso:

• Problemas sobre os professores principiantes em seus processos de inserção profissional;
  • Práticas de ensino na formação inicial do professorado;
  • Processos de socialização profissional docente na cultura da escola;
  • Desenvolvimento e avaliação de programas de inserção profissional para o professorado principiante;
  • Papéis e funções dos professores mentores, supervisores e tutores em relação aos professores principiantes;
  • Novas tecnologias para a supervisão e acompanhamento do professorado principiante;
  • Efeitos dos programas de inserção profissional à docência na melhoria escolar.

Os temas são destinados a todos os níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, formação profissional, ensino superior e formação continuada.

Inscrições e submissão de trabalhos:

Preços de inscrições – até 18 de novembro de 2013

• Professores e pesquisadores da educação superior: R$ 250,00 / U$ 125,00
  • Professores da educação básica: R$ 190,00 / U$ 95,00
  • Estudantes de graduação ou pós-graduação: R$ 125,00 / U$ 60,00

Preços de inscrições – depois de 18 de novembro de 2013

• Professores e pesquisadores da educação superior: R$ 300,00 / U$ 150,00
  • Professores da educação básica: R$ 225,00 / U$ 110,00
  • Estudantes de graduação ou pós-graduação: R$ 150,00 / U$ 75,00

Para a realização de inscrição no congresso  e submissão de trabalhos é preciso efetuar cadastro no Portal de Eventos da UTFPR. Em seguida, com seu login e senha, você terá acesso ao sistema de inscrições e envio de trabalhos.

Maiores Informações: http://pt.congreprinci.com.br/

is