Departamento de Expressão Gráfica – DEPG

O Departamento de Expressão Gráfica (DEPG) é a subunidade do Centro de Tecnologia (CT) que, a partir de 1973 com essa denominação, tem em sua linha principal de atuação o ensino das disciplinas de Geometria Descritiva e Desenho Técnico (fundamental e aplicado) para diversos cursos técnicos.

No CT, citam-se:, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Acústica e Engenharia de Produção. Também são atendidos os cursos de Química Industrial do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Agronomia e Engenharia Florestal do Centro de Ciências Rurais (CCR).

Essa gama de cursos exige professores de diversas formações, de modo que o DEPG conta atualmente em seu quadro docente com professores qualificados com formação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo.

Esses professores atuam em conjunto com professores de outros departamentos da UFSM em projetos de pesquisa e extensão, visando a integração entre a base do ensino de geometria e desenho técnico com as aplicações em projetos técnicos.

A secretaria do DEPG conta com um servidor técnico administrativo e um bolsista para atendimento ao elevado número de alunos que, por semestre, agregam conhecimento através das disciplinas e projetos mantidos pelo departamento. Além disso, conta com monitores bolsistas e voluntários por semestre.

O espaço físico para abrigar essa estrutura é de uma sala para secretaria administrativa, sala para reuniões, sala da chefia, salas de professores e um laboratório informatizado.

Chefe: Ana Laura Selkl Cassimiro

Chefe Subst.: Mario Luiz Trevisan