Portal do Governo Brasileiro

Engenharia Aeroespacial

engenharia-aeroespacial

OBJETIVOS DO CURSO
O curso de Engenharia Aeroespacial tem como objetivo formar profissionais com habilidades e competências para que possam atuar nas indústrias aeronáutica, espacial e de defesa. Desta forma, o curso visa propiciar ao estudante a incorporação de um conjunto de experiências de aprendizado que possibilitem a formação de um profissional com perfil generalista, crítico e reflexivo, consciente do seu papel na sociedade e no meio aeroespacial, capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento local, regional e nacional na área de engenharia, além de tornar-se agente ativo no desenvolvimento social e tecnológico, agindo dentro dos preceitos da ética profissional.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Engenheiro Aeroespacial atua nas áreas de pesquisa científica e aplicada, desenvolvidas em institutos de pesquisa, empresas e universidades, também podendo atuar nos diversos segmentos da indústria aeronáutica, da aviação e das indústrias de alta tecnologia. Assim, é possível realizar estágio em empresas nacionais e estrangeiras.

PERFIL DO  EGRESSO
O Engenheiro Aeroespacial é o profissional com sólido conhecimento técnico-científico associado ao desenvolvimento da criatividade e à capacidade de se adaptar aos novos desafios tecnológicos na pesquisa, projeto, controle, modelagem, análise, desenvolvimento ou implantação de serviços, produtos ou sistemas aeroespaciais.

OPORTUNIDADES
Para profissionais formados em Engenharia Aeroespacial existem grandes oportunidades no mercado de trabalho brasileiro atual e isto se deve à grande deficiência de engenheiros especializados nessa área de atuação no país, sendo eles tanto recém-formados como com maior grau de experiência.
Dentre as oportunidades na área aeroespacial estão a pesquisa científica nas várias entidades que estudam aeronaves e veículos espaciais no Brasil, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), além de diversas instituições de ensino, como a UFABC, e na indústria, podendo atuar em qualquer empresa que preste serviços ao setor aeroespacial, como EMBRAER, AVIBRAS, Helibrás, entre outras.

Coordenador do curso: André Luis da Silva

Secretário do Curso: Diego João Cargnin

Número de vagas: 40 vagas

Duração do curso: 10 semestres
Contato: 55 3220 – 8957

Localização:  Prédio principal (07), sala 216
Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.ufsm.br/aeroespacial