Portal do Governo Brasileiro

Livro sobre instrumentação eletrônica é a mais nova publicação de professor da UFSM

Felix Farret, professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica da UFSM, terminou recentemente o livro "Electronic Instrumentation for Distributed Generation and Power Processes". A obra é sua 17º publicação entre capítulos, segundas edições e co-autorias.

Felix completou bacharelado e mestrado em Engenharia Elétrica pela UFSM em 1972 e 1976, respectivamente. Após isso, se tornou especialista em instrumentação eletrônica pelo Osaka Prefectural Industrial Research Institute, no Japão, em 1975, MSc pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, em 1981, PhD em Engenharia Elétrica pela Universidade de Londres, Inglaterra, em 1984 e Pós-Doutor em fontes alternativas de energia na Colorado School of Mines, EUA em 2003. 

A mais nova publicação de Felix explora um vínculo entre o processo industrial, representado pela geração distribuída, e os equipamentos analógicos e digitais comumente usados em sistemas de energia modernos. Este link trata da coleta e condicionamento de sinais elétricos e mecânicos para apresentá-los em sistemas informáticos e encontrar uma resposta avançada e rápida à questão, antes de fornecer o processo industrial como uma solução. Nesse livro, a instrumentação eletrônica é principalmente relacionada à resoluções de problemas na engenharia elétrica de pequenas plantas de geração de energia, no processamento de energia e em drivers eletrônicos. A obra tem co-autoria dos professores Marcelo Simões e Danilo Brandão.

Confira uma lista de participações do professor Felix em livros:

Autorias e co-autorias:

  • Aproveitamento de Pequenas Fontes de Energia Elétrica (1999,2010,2014)
  • Solutions Manual for Renewable Energy Systems (2004)
  • Renewable Energy Systems: Design and Analysis with Induction Generator (2004,2008,2015)
  • Integration of Alternative Sources of Energy (2006,2017)
  • Modeling Power Electronics and Interfacing Energy Conversion Systems (2017)
  • Electronic Instrumentation for Distributed Generation and Power Processes (2017)

Capítulos em Livros:

  • Doubly Fed Induction Generator (2008)
  • Applications of Induction Generators in Alternative Sources of Energy (2008)
  • Small Hydroelectric Systems (2013)
  • Photovoltaic Power Electronics (2013)
  • Turbina Eólica de Efeito Magrfus: Modelagem, Protótipos e MPPT (2016)
  • Small Wind Energy Systems (2016)

Tendo apenas um livro em português, o professor Felix falou sobre as oportunidades que publicar em inglês podem trazer, considerando que este é o idioma predominante no mundo acadêmico: "O conteúdo fica acessível para praticamente todo o mundo. Eu recebo perguntas, dúvidas e sugestões de muitos lugares: Inglaterra, Austrália, Dinamarca, Irlanda, Estados Unidos, Argentina". Por essa razão, ele não planeja um lançamento no Brasil.

O professor Felix ainda adiantou que já tem em mente seu próximo livro: “Ele vai ser muito contestador, um pouco diferente da linha científica que nós estamos seguindo até agora.”, relatou ele.

O livro “Electronic Instrumentation for Distributed Generation and Power Processes” pode ser comprado através da Amazon ou da CRC Press. Para mais informações, você pode contatar o professor Felix pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. - Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.