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Conversa de Professor

“Educação inovadora” foi tema da primeira oficina do semestre do "Conversa de Professor"

Reunidos no auditório Wilson Aita,no Centro de Tecnologia (CT), docentes da UFSM debateram, na sexta-feira (31), o modo como os conteúdos são ensinados dentro das salas de aula, tanto nas escolas, como nas universidades. O evento, organizado pelos projetos CT Ação e Prograd em Movimento, através da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Tecnologia da UFSM (UAP/CT), foi ministrado pelo estudante de design da UFRGS Bruno Queiroz, de 21 anos, que tem percorrido o mundo em busca de contato com metodologias educacionais transformadoras e contou suas experiências dentro e fora do Brasil. 

Na universidade e nas escolas que visitou, como a Riverside School, na Índia e Schumacher College, na Inglaterra, Bruno constatou que várias atitudes, como dar voz aos estudantes para que eles digam o que desejam aprender, não são iniciativas usuais no Brasil. A escola que limita as crianças ao ambiente da sala de aula e exige delas uma maturidade ainda não desenvolvida, não percebe que está freando o aperfeiçoamento de habilidades que os alunos possuem em outras áreas. Bruno acredita na capacidade das crianças em propor e executar ações exemplares, como o abaixo-assinado que os estudantes indianos realizaram contra o trabalho infantil. Bruno visualiza que, através de um ensino eficaz, os alunos possuirão as ferramentas necessárias para colocar em prática as suas ideias. “As crianças não sabem menos, elas sabem outras coisas. Todo mundo sabe uma coisa para ensinar”, afirmou.

A importância da relação entre professores e alunos no desenvolvimento de novas formas de aprendizagem também foi defendida por Bruno, que acredita que a hierarquia entre essas duas classes não deva existir. “Quando tu começa a entender cada aluno, tu quebra essa hierarquia”. A inspiração para essa mudança pode ter como base escolas aqui no país. Bruno mostrou exemplos brasileiros, como a Amigos do Verde, de Porto Alegre e a Ayni, de Guaporé, que desenvolveram modelos educacionais mais reflexivos, criativos e solidários. Ainda durante o evento, os professores que estavam presentes relataram experiências pelas quais passaram, tanto na vida acadêmica, quanto na docência, e expuseram suas expectativas em relação ao futuro da educação no Brasil.

O objetivo do evento, segundo o professor e diretor do Centro de Tecnologia, Luciano Schuch, é fazer com que os professores dialoguem entre si e encontrem uma solução ao ensino nas universidades. Segundo Schuch, os professores não sabem como reagir ao modelo amarrado do Projeto Pedagógico de Curso, que tem como consequência prender o aluno na sala de aula. “Esse é um problema estrutural do nosso país e temos que enfrentar. Como enfrentamos isso? Conversando, parando de trabalhar, trazendo pessoas que tenham uma vivência já disso”, afirmou o professor. Schuch também acredita na importância de mostrar exemplos positivos aos professores, para que eles sintam-se motivados a romper com os paradigmas. “O que a gente quer na nossa universidade é fazer diferente”.

Ciclo de palestras

O CT Ação, através da UAP/CT, promoverá novas oficinas de formação continuada aos docentes do CT e da UFSM, intituladas "Conversa de Professor", durante o ano letivo. Está prevista uma oficina a cada mês. O objetivo dos eventos é trazer professores e alunos que tenham vivência em outras universidades e escolas e compartilhar suas experiências com os professores da UFSM. Nos meses de maio e junho, está prevista a parceria desta ação com a Prograd em Movimento para divulgar, respectivamente, o Curso REFORMA e o Projeto Atitude Empreendedora.

Mais informações podem ser obtidas através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Texto e edição: Site UFSM.

3º Etapa do “Conversa de Professor” discute a permanência dos estudantes com deficiência

Na última quarta-feira (24), o Centro de Tecnologia realizou a terceira etapa do “Conversa de Professor”! O evento aconteceu no turno da tarde, em uma sala do Anexo C. A iniciativa é da Direção do CT com a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro, sob a responsabilidade da pedagoga Simoni Hermes.

O tema desta edição não podia ser mais atual: “A Permanência de Alunos com Deficiência no Ensino Superior”. Quem ministrou a atividade foi a especialista em educação especial Sabrina Fernandes de Castro, aqui mesmo da UFSM. Para Sabrina, a atividade teve por objetivo conversar com os docentes sobre o dia-a-dia do estudante com deficiência na UFSM: “A gente destaca as barreiras, principalmente arquitetônicas e atitudinais, mas também fala um pouquinho da questão da comunicação nas barreiras pedagógicas. E também propõem, em diálogo com os professores, como quebrar essas barreiras para que o estudante continue na instituição”.

Esta semana em que foi realizado o “Conversa de Profesor” também coincidiu com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Nesse ano, o tema da semana é “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”, focado em resgatar o conceito da diferença, em seus multiplos significados. A semana é organizada pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FENAPAES). De acordo com o IBGE, 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

 

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo - Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM. 

Conversa de Professor chega à sua segunda etapa. O tema? Empreendedorismo!

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O Centro de Tecnologia realizou nessa quinta-feira, dia 14, mais uma etapa do projeto “Conversa de Professor”, um espaço para a formação continuada dos docentes do CT. Se a primeira etapa, ocorrida no início de junho, trabalhou a “Pedagogia Universitária Em Questão”, essa teve como foco uma área bem a cara do Centro de Tecnologia: “O Empreendedorismo na Sala de Aula”. O evento aconteceu em uma sala de aula do Anexo C, a pedido dos próprios professores, que desejavam um espaço em que todos pudessem dialogar em círculo, de maneira intimista.

A segunda etapa do “Conversa” contou com a presença da professora Vânia Medianeira Flores da Costa, do curso de Administração de Empresas da UFSM, especializada em Gestão de Pessoas. Segundo a professora, a oficina tinha como objetivo despertar nos professores o desejo de se realizar métodos diferentes para a formação dos alunos, e, ao mesmo tempo, atender a própria realização pessoal e profissional dos docentes. “A gente precisa estar conectado com esse aluno novo, com essa proposta nova dessa geração que deseja fazer várias coisas ao mesmo tempo, inovar, criar, sair do convencional”, afirmou Vânia.

A atividade contou com mais de vinte professores do Centro de Tecnologia e dois Técnicos Administrativos em Educação, um número superior à primeira etapa.  A professora do curso de Engenharia Química Damaris Pinheiro esteve no grupo de docentes que participou das duas oficinas, e afirmou que esta etapa foi enriquecedora para a sua atividade docente: “Esse tipo de coisa que o CT está fazendo é excelente, é um projeto que tem que continuar, inclusive, com a própria Vânia temos que ter mais treinamentos”.

Próximo mês, a Unidade de Apoio Pedagógico, junto à Direção do Centro de Tecnologia, trará a Professora Dra. Sabrina Fernandes de Castro, com "Conversa de Professor: Permanência de alunos com deficiência no Ensino Superior". Participem!

 

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo - Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.