O DACTEC representa os alunos das engenharias Aeroespacial, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica e Telecomunicações nos Conselhos de Centro e nos Colegiados de cada curso, espaços onde são tomadas as principais decisões referentes ao Centro de Tecnologia.
O diretório também constitui a voz dos alunos junto ao DCE, órgão representativo máximo dos estudantes da UFSM, buscando sempre o direito do estudante, acessibilidade e melhores condições dentro da universidade.
Junto ao espaço de convivência do diretório, na sala 107, a secretaria do DACTEC, os membros podem orientar os estudantes, por eles representados, sobre o funcionamento de qualquer órgão ou programa da Universidade.
A secretaria do diretório desempenha a função de pedido de bolsas formação para os estudantes junto a PRAE e amplia a integração dos alunos com campeonatos ao longo dos semestres, realizados no Centro de Tecnologia. A Semana Acadêmica – SACT, é realizada anualmente, com ênfase aos conteúdos referentes aos cursos representados, mas é aberta para qualquer aluno da universidade e, também para a comunidade e empresas.