Portal do Governo Brasileiro

Todo projeto que for realizado no âmbito do HUSM deve ter a aprovação da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). Para tal, o projeto deve ser submetido ao portal de projetos da UFSM pelo orientador/coordenador, respondendo ‘sim’ na pergunta ‘Prevê execução em alguma subunidade do HUSM? ’. Depois do registro, o projeto irá tramitar pelos GAP’s e, estando tudo de acordo, irá para a análise final na GEP. Após a análise positiva do projeto, será enviado a Aprovação Institucional para o e-mail do orientador e do pesquisador principal. Esse documento será necessário para o cadastro na Plataforma Brasil para aprovação no Comitê de Ética do HUSM.

Antes de cadastrar o projeto, atentar para os itens que devem estar no arquivo do plano do projeto. (para o modelo de projeto detalhado, consultar o passo 4 do passo a passo abaixo).

Para dúvidas sobre a operacionalização do Portal de Projetos, consultar o Tutorial de Uso do Portal.

  

PASSO A PASSO DETALHADO

1) Preencher o Formulário de Solicitação de Apreciação para Execução de Projetos no HUSM/UFSM assinado pelo Coordenador/Orientador. Citar todas as Unidades/Setores do HUSM envolvidos no projeto e expor o projeto e a metodologia para as respectivas chefias a fim de obter a concordância setorial através da assinatura e do carimbo.

 

2) Acessar o Portal de Projetos para realizar o registro do projeto. O registro deverá ser feito pelo login do COORDENADOR/ORIENTADOR do projeto, que deverá ser funcionário da UFSM.

 

3) Para cadastrar, basta clicar em novo projeto e preencher todos os campos. Caso tenha dúvidas com o preenchimento, recomenda-se consultar o Tutorial da Plataforma de Projetos da UFSM a partir da página 23. Importante ressaltar que se o pesquisador principal do projeto for lotado em outro Centro, no item Gestão do conhecimento e gestão financeira, é IMPRESCINDÍVEL que esteja assinalada de forma afirmativa a pergunta: Prevê execução em alguma subunidade do HUSM?

 

4) Anexar o arquivo do projeto de pesquisa, bem como o formulário de apreciação indicado no passo 1. O projeto deve estar, de preferência, no modelo da PROPLAN:

Modelo de Projeto de Pesquisa/Ensino

Modelo de Projeto de Extensão

 

5) Se for o caso, deverá ser anexado os seguintes termos:

Modelo TCLE

Modelo do Termo de confidencialidade

Modelo do Termo de Assentimento

 

6) Tramitar para a ciência da chefia imediata. O projeto poderá retornar com solicitações e/ou sugestões de correção por parte do GAP e Comissão Técnica do HUSM. Com isso, é importante que o coordenador/orientador fique atento à sua caixa postal no portal para eventuais ajustes no projeto.

 

7) Após o fim do trâmite, será liberado a Aprovação Institucional pela GEP, que será enviada para o e-mail do coordenador/orientador e do pesquisador. ESSE DOCUMENTO É IMPRESCINDÍVEL PARA A REALIZAÇÃO DO CADASTRO NA PLATAFORMA BRASIL.

 

8) Se o projeto envolver seres humanos, deverá ser avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFSM), localizado na Reitoria 2º andar, Ramal: 9362. Consultar a página do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) onde encontrará todas as orientações quanto aos documentos exigidos e data das reuniões.

 

9) Para encaminhamento ao CEP, acessar a Plataforma Brasil.

 

10) Depois de completar todas as informações e anexar os documentos solicitados na Plataforma Brasil, imprimir a folha de rosto, que deverá ser assinada e o carimbada pelo pesquisador responsável pelo projeto (Coordenador do projeto) e pela chefia gerência ou departamento que envolve o projeto.

 

11) Aguardar o Parecer e a Carta de Aprovação do CEP para então iniciar a pesquisa no HUSM.


 chamada IX semana cientifica HUSM

AGENDAS

UFSM

HUSM

RUTE

Up To Date

AHGU

EBSERH

MEC

SAÚDE

FNS
oms-ebola-2