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O que é um relato de caso?

Compreende-se "relato de caso" a modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados são provenientes da prática cotidiana ou da atividade profissional. Portanto, no momento da elaboração do relato do caso, os eventos narradas estarão consumados, não estando previstos experimentos como objeto de estudo. Tem como finalidade destacar fato inusitado ou relevante, ampliando o conhecimento ou sugerindo hipóteses para outros estudos. Não se Enquadram na modalidade "relato de caso" as descrições de novo procedimento ou técnica cirúrgica, novo dispositivo ou novo medicamento.

Como realizar relato de caso no HUSM?

A realização do relato de caso precisa de autorização do HUSM. Para tal, será necessário cadastrá-lo no Portal de Projetos da universidade. Após o cadastro, o projeto irá tramitar nas instâncias responsáveis, sendo a GEP a última delas, onde irá ser liberada a aprovação institucional. Esse documento deverá ser anexado no cadastro do relato na Plataforma Brasil para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM (todo relato de caso deverá ser submetido ao CEP). Sendo autorizado pelo comitê, o projeto estará aprovado para ser executado no âmbito do HUSM.

Cadastro no portal de projetos

--> O cadastro deverá ser realizado pelo orientador com o login dele. Ao acessar o portal, basta clicar em 'Novo Projeto' e completar as informações sobre o relato de caso. Não esquecer de responder 'sim' na pergunta 'Prevê execução em alguma subunidade do HUSM?'. Para maiores informações sobre o uso do portal de projetos, acesse aqui.

--> Na última fase do registro no portal, anexar seu projeto (Título; autores; setor de realização; introdução/justificativa/objetivo; método; referências bibliográficas - Ou, caso não tenha tais detalhamentos, um resumo do que e do por que o estudo será realizado.)

--> Anexar também o Termo de Confidencialidade já assinado, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), caso tenha interação com o(s) paciente(s), e a folha da Aprovação Setorial preenchida pelo orientador e com a assinatura e carimbo do chefe do setor (es) onde o relato será realizado. Segue em anexo o modelo do CEP. Se o relato de caso envolver menor de idade, anexar também o Termo de Assentimento.

OBS: Caso não seja possível aplicar o TCLE aos participantes do projeto, por algum motivo, anexar o Modelo de Dispensa do TCLE.


 chamada IX semana cientifica HUSM

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