Portal do Governo Brasileiro

Comitê de Bioética - COBI/HUSM iniciou seus trabalhos.cobihusm

O Comitê de Bioética é formado por um grupo multidisciplinar, com profissionais das mais diversas formações (psicologia, medicina, enfermagem, fisioterapia, teologia, filosofia, assistencia social, fonoaudiologia, dentre outros) e procura analisar casos clínicos, em todos os seus aspectos e contextos, que tragam consigo dilemas éticos.


FUNÇÕES:

- reflexões e deliberações sobre as temáticas propostas, sob embasamentos teóricos adequados e aprendidos, e emite o seu parecer ao nível de recomendações;
- auxilia as equipes de saúde na tomada de decisões nos conflitos da prática clínica, faz a análise e recomendação de casos concretos, a elaboração de pareceres, pode atender demandas institucionais (como respeitar a confidencialidade dos paciente em um hospital?;
- pode auxiliar na defesa dos direitos dos/das pacientes além de ter uma função consultiva e deliberativa;
- pode assessorar e orientar promovendo, ao mesmo tempo, um suporte psíquico e de compartilhamento das decisões e responsabilidades que concernem uma equipe de saúde.


REUNIÕES:

Todas as quartas-feiras, no quinto andar do HUSM, das 11:00 horas às 12:00 horas. Se você tiver um caso que deseje apresentar ao COBI/HUSM, dirija-se a esse local, preferentemente com seu preceptor, com o caso redigido (em um pendrive ou cd) para que possamos discutir, refletir e ampliar essa prática no HUSM.
O COBI coloca-se à disposição das pessoas que quiserem discutir e/ou dividir os dilemas bioéticos de seus casos clínicos!


ENCAMINHE SEU CASO, PARTICIPE!

[ Clique aqui - Formulário para Solicitação de parecer do CoBi ]




VII Semana Científica do HUSM

AGENDAS

UFSM

HUSM

RUTE

Up To Date

AHGU

EBSERH

MEC

SAÚDE

FNS
oms-ebola-2