Depoimentos

“Durante a elaboração do Dicionário, muitos verbetes foram
abordados. O que mais se sobressaiu para mim foi a definição de Fronteira, trazida pelos alunos, na qual eles se definem como sujeitos. O homem de lá, que, como sua chalana, realiza a travessia do Rio Uruguai. Algo característico da região e de uma singularidade Ímpar.”

Professora Jordana Rodrigues.
“Pensar em dicionário compartilhado é algo fantástico
Possibilitar que os alunos criem definições é fazer com que eles se desprendam do saber inquestionável que os dicionários carregam. Descobrir novos sentidos para as palavras é o que percebemos ao ler as definições trazidas dos alunos da fronteira. Diferente contexto, resulta em diferentes significados”.

Professora Thainara Petri Rodrigues
“Participar da elaboração do Dicionário Compartilhado de Língua de Fronteira foi uma experiência incrível. Ver os alunos interessados e dispostos a realizar o projeto proposto fez com que percebesse a importância de trabalhos diferenciados, da criação de novos caminhos para a educação”.

Professora Andressa Brenner
“Na elaboração do Dicionário de Fronteira, o entusiasmo dos alunos era representado através de histórias dos Hermanos. Essa historicidade se identificava nos verbetes característicos e identificatórios dos mesmos, que, com uma forma simplória, os definiam de acordo com seus conhecimentos de mundo, surgindo um encadeamento de verbetes e definições”.

Professora Suélen Ferreira.
“Acredito ser importante criar um dicionário com verbetes escolhidos pelas crianças, aos quais elas mesmas atribuíram significados. As crianças têm uma maneira própria de entender o mundo, os significados que atribuíram a essas palavras são construídos no dia a dia e poderão variar dependendo da criança e do que aquela palavra significa pra ela”.

Professora Tuane Cardozo
“Participar do projeto Dicionário Compartilhado de Língua de Fronteira foi muito especial para mim. O envolvimento e alegria das crianças, professores e equipe diretiva da escola me motivam a seguir pesquisando sobre esse vocabulário tão rico e único da região (a fronteira do nosso Rio Grande do Sul).
O contato com a produção de verbetes, com a forma tão singular com que as crianças se expressam, dando sentido a cada palavra, foi uma experiência maravilhosa que certamente levarei para minha vida pessoal e acadêmica.

Beijo no coração de cada pessoa envolvida nesse lindo projeto!!”

Professora Adriane Gulart