Comunicados importantes

1) O processo de submissão dos trabalhos apresentados no evento, para publicação na revista CCNExt da UFSM (http://cascavel.ufsm.br/revista_ccne/ojs/index.php/ccnext/index), terá início no dia 23/09/2013 e se encerrará em 18/10/2013. Os autores são responsáveis pela revisão ortográfica e gramatical do trabalho, além da adequação do mesmo com o modelo solicitado no evento, contido no link http://coral.ufsm.br/eie2013/docs/1.doc. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros de submissão, redação e português.

Apenas os trabalhos que foram apresentados no evento serão publicados na revista.

Foi elaborado um tutorial que contém as etapas envolvidas no processo de submissão do trabalho para o sistema da revista. Para visualizar o tutorial, clique aqui.
 

2) Divulgamos informações sobre o VII Encontro Ibero Americano de Coletivos e Redes de Professores que fazem Investigação e Inovação na Escola e Comunidade. A convocatória para o evento está disponível no endereço http://iberobrasil.blogspot.com.br/p/convocatoria.html. Já a 1ª Circular está disponível em http://iberobrasil.blogspot.com.br/p/i-circular.html.

 

 

 XII Encontro sobre Investigação na Escola 
Compartilhar conhecimentos e práticas: um desafio para os educadores 
23 e 24 de Agosto de 2013 
Santa Maria, RS

 O Encontro sobre Investigação na Escola (EIE) iniciou, no Brasil, no ano de 2000, promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da UNIVATES (Lajeado, RS). A ideia surgiu com a intenção de desencadear a reflexão sobre a prática docente dos alunos dessa instituição (licenciandos e pós-graduandos) e de outros docentes com atividades inovadoras em suas aulas (na escola ou na universidade), tendo em vista serem raros momentos como estes no cotidiano profissional dos professores.

A dinâmica do EIE consiste em rodas de discussão onde cada participante inscreve, previamente, um relato investigativo sobre alguma atividade inovadora realizada em sala de aula, preferencialmente, sobre sua atividade docente. Os relatos enviados são analisados, organizados e separados em grupos de trabalho, conforme as temáticas, e enviados aos demais participantes do grupo para leitura prévia, questionamentos, avaliação e sugestões ao autor que poderão ser incorporadas ao texto antes do encontro presencial e da publicação dos mesmos.

São convidados a participar do EIE, professores em atuação nas escolas de Educação Básica, professores em formação inicial, e professores do nível superior, bem como, pós-graduandos. A condição para a participação é a escrita de um relato relacionado a atividades educacionais. Que são discutidas em grupos durante o evento.

As cinco primeiras edições (de 2000 a 2004) foram promovidas pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). No entanto, a percepção da participação efetiva de instituições de diversas regiões interessadas em promover e compartilhar suas práticas de inovação trouxe uma abertura para a realização do EIE em diferentes instituições a partir de 2006, como descrito abaixo:

 

Ano

Número do evento

Local

2000

I

UNIVATES/Lajeado

2001

II

UNIVATES/Lajeado

2002

III

UNIVATES/Lajeado

2003

IV

UNIVATES/Lajeado

2004

V

UNIVATES/Lajeado

2005*

IV

UNIVATES/Lajeado

2006

VI

FURG/ Rio Grande

2007

VII

PUCRS/ Porto Alegre

2008

VIII

UNIJUI/ Ijuí

2009

IX

UNIVATES/ Lajeado

2010

X

FURG/ Rio Grande

2011*

VI

Córdoba/ARG

2012

XI

UNIPAMPA/Bagé

*Nesses anos ocorreram respectivamente o IV e o VI Encontro Iberoamericano de Professores e Redes de Professores que fazem Investigação e Inovação na sua Escola em Lajeado e Córdoba – ARG.

 

No presente ano (2013), o EIE irá, pela primeira vez, promover suas rodas de debates no coração do Rio Grande do Sul, Santa Maria, como uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde que, após a participação de alguns de seus educadores e educandos em diversas edições do evento, comprometeu-se, em Bagé no ano de 2012 a organizar mais uma edição do EIE em 2013.

A temática do evento é “Compartilhar práticas e conhecimentos: Um desafio para os educadores”, que traz para os participantes a ideia de salientar a importância e a responsabilidade dessa comunicação entre os responsáveis pelo processo educativo. O desafio é tornar essas trocas entre os profissionais dos ambientes educacionais uma fonte de conhecimentos capaz de fomentar as mudanças necessárias para uma educação capaz de transformar a sociedade.

A comissão organizadora do XII EIE tem o prazer de receber a todos que estejam dispostos a encarar esse desafio promovendo mais um Encontro sobre Investigação na Escola. Que os momentos partilhados em Santa Maria possam nos inspirar e motivar a tornar nossas façanhas um modelo para todos os envolvidos com a escola.

 

Fontes:

CEOLIN, T., ARAÚJO, M. C. P. Os Encontros sobre Investigação na Escola como espaços de interação para a formação continua e continuada dos Professores da escola. In.: Atas do Seminário de pesquisa em educação da região sul – ANPED Sul, 2012.

CEOLIN, T. Os encontros sobre investigação na escola: Uma contribuição a formação continuada. Ijuí: UNIJUÍ. 182f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, 2012.

 

 

Colaboração: