Portal do Governo Brasileiro

Foi lançado na terça-feira (7) o Manual do Estudante – Enade 2015, que apresenta o cronograma e as orientações para o acompanhamento das etapas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O documento divulga os procedimentos relativos ao exame – a ser realizado em 22 de novembro, às 13h (horário de Brasília) – em apoio aos estudantes de 26 áreas de conhecimento.

O manual contém informações fundamentais para que os estudantes possam acompanhar todas as etapas da avaliação e compreender a importância do Enade no cenário da educação superior brasileira. O exame, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), afere o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos. A lista de presença será liberada uma hora após o início da aplicação das provas. Aqueles que não assinarem a lista ou não comparecerem no dia da prova serão considerados ausentes e estarão, portanto, em situação irregular.

Antes da prova, os participantes devem preencher o questionário do estudante, no período de 21 de outubro a 22 de novembro, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Quem não preencher o questionário também será considerado em situação irregular.

Serão avaliados nesta edição do Enade os cursos de bacharelado em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Também serão avaliados os que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

As Pró-Reitorias de Graduação e de Planejamento, no segundo semestre de 2015, estarão promovendo um evento voltado aos estudantes participantes do Enade deste ano, com o objetivo de mostrar a eles a importância efetiva de sua participação.

Confira as informações do Manual do Estudante – Enade 2015.