Portal do Governo Brasileiro

 

Na última quarta-feira (22), no auditório do Colégio Politécnico, ocorreu uma reunião de treinamento para os cursos participantes do Exame Nacional de Desempenho do Estudante 2016 (Enade). Foram 21 participantes, entre eles coordenadores e secretários de cursos que irão realizar a prova neste ano.

Existe um ciclo avaliativo, o qual se divide em três grupos, sendo que este será avaliado o chamado grupo verde, ou ano 1, que abrange 18 cursos. Este ciclo determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Ou então, aos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.

Esta avaliação é anual, sendo que, a cada ano, abrange um grupo específico do ciclo avaliativo. 

Na UFSM, acontece o treinamento anual para a realização do Enade, realizado em uma parceria entre a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A professora Martha Adaime, pró-reitora de Graduação, iniciou falando sobre a importância da realização deste exame. Após, Fernando Barbosa, da Proplan, apresentou uma pesquisa onde comparava os resultados do Enade nos aspectos de organização didático-pedagógica e infraestrutura com os resultados das avaliações externas. Além disso, enfatizou que o Enade é realizado para medir o desempenho dos alunos, mas também possui efeito orçamentário nas universidades.

Marcia Lorentz, da Proplan, mostrou todo o processo de como o coordenador deve seguir para que todos os alunos dos cursos previstos para este ano sejam inscritos para o exame. Entre os estudantes que precisam ser inscritos no Enade, mas estão dispensados da prova, encontram-se ingressantes (que iniciaram o curso em 2016), tendo de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016. 

Já os alunos que precisam ser inscritos, como também, realizar a prova, são os seguintes:

- Formandos dos cursos de bacharelado, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o dia 31 de agosto de 2016;

- Formandos dos cursos superiores de tecnologia, que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016.

Após, Ivan Hoffmann, do CPD, mostrou alguns aspectos técnicos, de como o coordenador deve gerar o arquivo que identifica os possíveis inscritos, por exemplo. 

O treinamento também contou com a presença de Daniel Roberto Camillo, do Derca, que enfatizou que o aluno precisa estar regular para receber o diploma, ou seja, caso não tenha realizado a prova do Enade, estará irregular. 

Na última parte do treinamento, o coordenador do curso de Administração da UFSM, professor Marcelo Trevisan, falou a respeito da realização do exame no ano passado, sendo que o curso era um dos que realizaram o Enade 2015.

O exame será no dia 20 de novembro, conforme cronograma a seguir. 

 

 

 

No site Enade UFSM, estão disponíveis diversas informações.