Imprimir

Dúvidas Frequentes

Escrito por Coordenador. Posted in Páginas

 

Ingresso

1. Quais são as formas de ingressar no curso?
Atualmente há somente 4 formas de ingressar no curso:
ingresso normal: via ENEM/SiSU
ingresso por transferência interna (outros cursos da UFSM)
ingresso por transferência externa (alunos que venham de outras de outras instituições de ensino)
ingresso no curso para portador de diploma (candidatos formados e com diploma em cursos afins).
A 2ª, 3ª e 4ª opções são regulamentadas por um edital chamado ingresso e reingresso que normalmente é publicado pela PROGRAD/UFSM todos os anos (geralmente no final de maio ou início de junho).

2. Faço o curso em outra instituição de ensino, posso pedir transferência?
Conforme resposta do item 1 a transferência é regulamentada por um edital chamado ingresso e reingresso que normalmente é publicado pela PROGRAD/UFSM todos os anos (geralmente em junho).

 

Matrículas

3. Posso me matricular em disciplinas de outros cursos?
Sim. Durante a semana de reajuste (primeira semana de aula) é possível solicitar matrícula em disciplinas de outros cursos. Claro que esta matrícula está condicionada à coordenação do curso ao qual foi solicitada a disciplina, ou seja, vagas, prioridades, etc, são gerenciadas pelo coordenador de curso que foi solicitada a matrícula. Para solicitar o aluno deve preencher um formulário (Arquivos: Modelo de Requisição - Disciplina de Outro Curso.pdf) que deve ser assinado pelo coordenador de do curso (Eng. de Controle e Automação) e entregar na coordenação do curso da disciplina solicitado.

4. Disciplinas quaisquer de outros cursos podem ser aproveitadas para meu currículo?
Existem duas modalidades de disciplinas que podem ser aproveitadas: disciplinas obrigatórias e disciplinas complementares (DCG). Para serem aproveitadas como disciplinas obrigatórias é necessário que haja carga horária equivalente (igual ou maior) e conteúdo compatível (no mínimo 75% dos conteúdos deve ser semelhante). Deve haver o pedido de aproveitamento e isto deve ser solicitado pelo aluno (Arquivos: Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas). Há também no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) uma tabela de equivalências de disciplinas de outros cursos que podem com garantia ser aproveitadas (Arquivos: Tabela de equivalência de disciplinas - UFSM.pdf). Quanto a DCGs, como o próprio nome sugere para serem aproveitadas devem ser complementares, ou seja, não podem ser disciplinas que não incrementam nada ao elenco de disciplinas do curso do aluno, isto é, devem complementar a graduação. Para dúvidas quanto a aproveitamento de disciplinas de outros cursos como DCG, entre em contato com a coordenação.
Exemplos:
1. Cursei Física Geral e Experimental I (FSC 1024) na Engenharia Elétrica, posso aproveitar para meu currículo na Engenharia de Controle e Automação? Sim, a disciplina contém a mesma carga horária da Física Geral e Experimental I da Engenharia de Controle e Automação (75h) e o conteúdo e compatível. De fato até o código é igual FSC 1024.
2. Cursei Algoritmos e Programação (ELC 106) na Engenharia de Produção, posso aproveitar para meu currículo na Engenharia de Controle e Automação? Não, a carga horária de Algoritmos e Programação (ELC 1022) do currículo de Engenharia de Controle e Automação é 90h e a da disciplina na Engenharia de Produção é 60h, logo não é equivalente.

5. Gostaria de me matricular em uma disciplina, mas não tenho um dos pré-requisitos. Tenho como mesmo assim tentar me matricular?
Sim, deve-se solicitar ao colegiado do curso (com antecedência à semana de reajuste) uma quebra de pré-requisito. Isto deve ser feito via requerimento (Arquivos: Modelo de Solicitação de Quebra de Pré-requisito.doc) explicando a situação e a solicitação com fundamentação. Tanto disciplinas obrigatórias como complementares (DCG) possuem pré-requisitos (Arquivos: pré-requisitos_CECA.pdf).

 

Estágios

6. Quando posso fazer estágio?
Há no curso duas modalidades de estágio. Um chamado não obrigatório, que pode ser realizado em qualquer momento do curso. Outro chamado obrigatório, que é vinculado a disciplina CCECA 1000 - Estágio Supervisionado. Este pode ser realizado somente após cumpridas todas disciplinas obrigatórias do curso (Arquivos: sequencia_pré-requisitos.pdf).

7. Posso realizar a disciplina CCECA 1000 - Estágio Supervisionado com carteira assinada (conforme CLT)?
Não. Existem alguns pontos que diferem o estágio de um emprego comum. Leia as normas de Estágio Supervisionado (Arquivos: NORMAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO.rar). No Art. 13º está explícito: “A execução do Estágio Supervisionado deve estar em consonância com a legislação federal vigente e com a regulamentação interna da UFSM.” A lei federal que regula os estágios obrigatórios (caso da disciplina estágio supervisionado) é a de nº 11788 de 2008. Está explícito na lei no Art. 3º: “O estágio, tanto na hipótese do § 1º do art. 2º desta Lei quanto na prevista no § 2º do mesmo dispositivo, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza.