Realizado por:ff
 

Palestras

PALESTRA 1

Título:Desafios em Desenvolvimento Seguro – uma visão do Front da Batalha .
Data: 25 setembro 2017, 14:00 - 15:30, Auditório INPE

Bio: Britânico, Sean Michael Wykes é mestre em Engenharia de Informação pela Universidade de Southampton. Radicado no Brasil, ele possui mais de 20 anos de experiência prática em design e desenvolvimento de projetos de software e sistemas seguros, com base em tecnologias como cartões inteligentes e elementos seguros. É CTO da empresa brasileira Nascent Secure Technologies, onde se dedica à aplicação prática das tecnologias de criptografia, consultoria especializada, treinamentos e workshops teórico-práticos, além de mentoria tecnológica de equipes no Brasil e no exterior. Ele é autor do livro "Criptografia Essencial - A Jornada do Criptógrafo" pela Editora Elsevier, 2016.

Resumo: Em um mundo de ataques digitais maciços e automatizados, onde os inimigos não são virtuais, aumentar a segurança dos sistemas se tornou prioridade máxima. É preciso melhorar significativamente a forma pela qual projetamos, desenvolvemos e validamos software, e essa melhoria contempla necessariamente o “tripé” de pessoas, processos e tecnologia. Quais os desafios práticos encontrados em projetos de hardware e software, o que podemos fazer para torna-los mais seguros, e quais as questões que ainda nos impedem de usar a frase “desenvolvimento seguro” com plena convicção?

PALESTRA 2

Título: Gestão de Identidades e Monitoramento de Federações.
Data: 25 setembro 2017, 17:30 - 19:00, Auditório INPE

Bio: Ricardo Tombesi Macedo é professor adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen. É Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (com período sanduíche na Universidade de La Rochelle - França), Mestre em Engenharia da Produção pela UFSM e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Atualmente está realizando o Pós-Doutorado junto ao CCSC (Center for Computational Security sCience - Centro de Ciência de Segurança Computacional) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses de pesquisa consistem em redes sem fio, redes veiculares, gerenciamento de identidades e redes definidas por software.

Resumo: Os Sistemas de Gerenciamento de Identidades (SGI) vêm recebendo atenção da academia e da indústria devido ao seu potencial em integrar diferentes domínios administrativos, preservando tecnologias e políticas locais. A principal vantagem destes sistemas consiste em empregar autoridades de autenticação como guardiões das informações críticas dos usuários, separando o provimento de recursos do gerenciamento dos dados críticos dos usuários. Através dos SGIs, a autenticação de usuários em um único domínio possibilita o acesso a múltiplos domínios, reduzindo a complexidade do gerenciamento e incrementando a experiência dos usuários. Esta palestra aborda os desafios relacionados com o monitoramento e a disponibilidade das autoridades de autenticação, as principais soluções desenvolvidas nas últimas décadas para contornar estes desafios e as oportunidades de desenvolvimento de pesquisa para tornar os SGIs mais seguros. Além disto, a palestra apresenta experiências práticas quanto ao desenvolvimento de soluções de segurança para federações de identidades.

PALESTRA 3

Título: Internet das Coisas no campus: desafios e soluções
Data: 26 setembro 2017, 18:30 - 19:30, Auditório Anexo C - CT

Bio: Liane Margarida Rockenbach Tarouco é bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (1990). Participou de 2010 a 2013 do projeto REMOA (Rede-Cidadã de Monitoramento do Ambiente baseado em Conceitos da Internet das Coisas), um projeto para o monitoramento remoto de pacientes com doenças crônicas baseado nos conceitos da Internet das Coisas para prover a comunicação autônoma de dispositivos de monitoramento viabilizando a constante obtenção de informações a respeito do paciente monitorado e de forma não intrusiva. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve atividade docente e de pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e em Gerência de Rede. Atua também como pesquisadora e docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde assumiu em 2017 a função de Coordenadora

 

PALESTRA 4

Título:Desafios Fundamentais para a Construção de Sistemas Distribuídos Tolerantes a Falhas.
Data: 27 setembro 2017, 10:30 - 12:00, Auditório Anexo C - CT

Bio: Elias Procópio Duarte Júnior é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Ciências Exatas, Departamento de Informática. Tendo feito o concurso público em maio de 1991, foi contratado no dia 23 de agosto de 1991 com o título de Mestre pela Univesidade Politécnica de Madrid, Espanha (1991), além de Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFMG (1987/1991). Já como professor da UFPR realizou o Doutorado em Ciência da Computação pelo Tokyo Institute of Technology (Japão, 1997). Em duas ocasiões (2005 e 2009) atuou como Professor Visitante da Tohoku University, Japão; antes (1997) foi Pesquisador Visitante na University of California at Irvine (EUA). Na UFPR, entre outros cargos, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação (2006-2008), tendo liderado o processo de criação do primeiro Doutorado público do estado do Paraná em Ciência da Computação. A lista de posições assumidas em órgãos diversos inclui Diretor do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC, 2010-2012) e Membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP, 2012-2016). Seus principais interesses de pesquisa incluem redes de computadores e sistemas distribuídos, com ênfase em tolerância a falhas e algoritmos. O professor coordenou/participou de 14 projetos de pesquisa nacionais/internacionais.

 

PALESTRA 5

Título: Programabilidade de Redes de Computadores: de agentes móveis a NFV
Data: 27 setembro 2017, 18:00 - 19:30, Auditório Anexo C - CT

Bio: Lisandro Zambenedetti Granville possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes Serviços e Aplicações, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Virtualização de Redes, Redes Definidas por Software e Sistemas Peer-to-Peer. Anteriormente foi pesquisador visitante da Universidade de Twente, Países Baixos, com o grupo Design and Analysis of Communication Systems. Membro do Grupo de Redes de Computadores, onde desenvolvo projetos de pesquisa em gerenciamento de rede e serviços.

 

PALESTRA 6

Título: Da Construção de Redes em Cidades Inteligentes ao Gerenciamento dos Sistemas Autônomos Ciber-Físicos.
Data: 28 setembro 2017, 10:30 - 12:00
, Auditório Anexo C - CT

Bio: Aldri Santos é professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É membro do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) UFPR, atua na área de gerenciamento de confiabilidade e segurança em redes, onde pesquisa questões associadas à tolerância a falhas, propriedades de segurança, e disseminação de dados de sistemas críticos sobre redes ad hoc sem fio e redes virtuais. Ele é líder do grupo de pesquisa NR2 (Núcleo de Redes Sem Fio e Redes Avançadas) criado em 2007. Ele tem mais de 100 publicações (revistas e conferências), tem coordenado projetos de pesquisa nacionais e internacionais, participado de comitês de programas de simpósios nacionais e internacionais e atuado como revisor de periódicos (IEEE ComMag, IEEE ComNet, IEEE ComCom, IEEE Communications Pesquisas e Tutoriais, IEEE eTNSM, JNSM, Redes Ad hoc), agências de financiamento e na organização de eventos científicos IEEE/IFIP NOMS e IM, SBRC, e SBSeg. Ele foi um dos organizadores do SBSeg 2012, e foi presidente da Comissão Especial sobre Segurança da Informação e Sistema Informático (CESeg) da SBC no biênio (2014-2016), e membro do comitê técnico de informação de segurança e Comunicação da Sociedade de Comunicação (ComSoc) IEEE. Ele é membro da SBC, IEEE e ACM. Aldri foi o coordenador geral do projeto do MCT/CTIC (2011-2014) – “CIA2 – Construindo Cidades Inteligentes: da Instrumentação dos Ambientes ao Desenvolvimento de Aplicações”, que reuniu 18 instituições nacionais e 82 pesquisadores.  Atualmente ele coordena o projeto “HealthSense: Assessing and Protecting Privacy in Wireless Wearable Sensorgenerated Medical Data” apoiado pela RNP/CTIC e  pela agencia NSF para projetos em Segurança Cibernética no tema de Internet das Coisas, Sistemas Ciber-Humanos e Ciber-Físicos.

Resumo: O desenvolvimento do conceito de Cidades Inteligentes ofertando inúmeros serviços de informação e comunicação nos ambientes urbanos tem estimulado o surgimento de diversos tipos de redes de computadores, que precisam ser gerenciadas em tempo real e muitas delas de maneira autônoma. Tais redes buscam atuar no provimento de serviços inteligentes ao cidadão em áreas como  trânsito, vigilância, atendimento de emergência, monitoramento ambiental, saúde, educação e inclusão digital, entre outras. Para suportar essas soluções inúmeros dados urbanos precisam ser coletados e disseminados através de infraestruturas de comunicação, que por sua vez exigem formas integradas, heterogêneas, e inteligentes de comunicação sem fio.  Neste palestra, vamos entender os desafios de gerência de comunicação e de disseminação que têm sido tratados ao longos dos últimos anos, e também apontar para os novos desafios de gerenciamento que estão surgindo dentro dos sistemas Ciber-Físicos como veículos autônomos não tripulados e Internet das coisas.

PALESTRA 7

Título: Internet Engineering Task Force (IETF) e oportunidades para Estudantes de Redes de Computadores.
Data: 28 setembro 2017, 10:30 - 12:00, Auditório Anexo C - CT

Bio: Jéferson Campos Nobre é professor na Escola Politécnica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil. Possui gradução em Engenheiria Elétrica (UFRGS - 2003) ,M.Sc. (UFRGS - 2010) e Ph.D. (UFRGS - 2015) em Ciência da Computação. Durante seus estudos de doutorado, realizou um estágio de um ano (terminado em agosto de 2012) na Cisco Systems (San Jose, EUA). Lá realizou atividades de pesquisa como membro do Grupo de Tecnologia de Sistemas Operacionais de Rede (NOSTG) sob o tópico de Gerenciamento de Rede. Também foi pesquisador pós-doutorado na Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil, em 2016.

 

Realizado por Apoio Patrocínio
Organização