Portal do Governo Brasileiro

Graduação

As informações apresentadas a seguir foram basedas no vigente Projeto Político-Pedagógico do Curso criado em 2009. Dessa forma, é possível que alguma informação possa estar desatualizada.

         O ingresso no Curso de Estatística com habilitação Bacharelado (Noturno) será único por meio do processo seletivo realizado anualmente pela Universidade Federal de Santa Maria, com início no segundo semestre letivo de cada ano. A cada ano, será oferecido o número de vagas aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Inicialmente o número de vagas será 30, sendo 24 pelo Vestibular e 6 pelo PEIES (Programa Especial de Ingresso no Ensino Superior).

A organização e estrutura do curso foi definido por uma comissão constituída por professores do Departamento de Estatística, com entrada anual, vigência de 5 anos, sistema de créditos, perfazendo uma carga horária mínima de 3.000 horas assim distribuídas:

    PARTE FIXA:

A carga horária total da parte fixa totaliza 2.400 h, assim distribuídas:

    Disciplinas: 2.100 h;
    Estágio Supervisionado: 240 h;
    Trabalho de Conclusão de Curso: 60 h.

DISCIPLINAS:

As disciplinas componentes deste projeto têm seus conteúdos elaborados em consonância com os pressupostos do Projeto Pedagógico do Curso, atendendo as recomendações das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Estatística. Tais disciplinas constituem, conforme denominado neste Projeto Pedagógico de Curso, o chamado Núcleo Comum e Núcleo Específico. As mesmas serão identificadas através de seus códigos e programas.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

O Estágio Supervisionado, com carga horária mínima de 240 h, realizar-se-á ao final do curso, durante um semestre letivo, o qual envolve atividade obrigatória para a formação pretendida e tem por finalidade exercitar a prática profissional aliada com a teoria aprendida no curso, na ocasião em que o aluno dispõe de todo o conhecimento necessário para uma real vivência da prática profissional.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC:

O atual currículo do Curso de Estatística contempla duas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, 60h, nos dois últimos semestres do curso, tendo como parte integrante e necessária para a aprovação do acadêmico a defesa pública do seu trabalho. Tal atividade caracteriza-se pela apresentação oral, perante uma banca especialmente designada para este fim, de um artigo publicável em revista científica na área de estatística ou área correlata indicada pelo orientador.

As normas específicas para o Trabalho de Conclusão do Curso, bem como todas as demais atividades pertinentes a tais disciplinas serão elaboradas pela Coordenação do Curso, aprovadas pelo seu Colegiado e em todas as demais instâncias administrativas.

    PARTE FLEXÍVEL:

A carga horária total da parte flexível totaliza 600 h, assim distribuídas:

    Atividades Complementares de Graduação (ACG’s): 210 h.
    Disciplinas Complementares de Graduação (DCG’s): 390 h;

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO:

Segundo a Resolução 027/99, Disciplina Complementar de Graduação é a que se destina a complementar, aprofundar e atualizar conhecimentos referentes às áreas de interesse do aluno ou que atenda aos objetivos do curso, expressos ou não em ênfases, e integrantes da parte flexível de um Currículo. Tais disciplinas surgem como oportunidade aos alunos de aprofundarem seus conhecimentos naquelas áreas de maior interesse.

As DCG’s tratadas neste Projeto Pedagógico englobam aquelas disciplinas que abordam os conteúdos necessários:

    à complementação da formação proposta;
    à manutenção das atribuições profissionais dos egressos deste curso;
    aos interesses particulares dos alunos.

As DCG’s serão destinadas a assegurar complementos à formação e a preservação das atribuições profissionais dos egressos deste curso, sendo que estas disciplinas serão ofertadas ao longo dos semestres. O egresso somente receberá o título de Bacharel em Estatística após cursá-las.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO:

Segundo a Resolução 022/99 da UFSM, são consideradas Atividades Complementares de Graduação as participações em eventos (seminários, congressos, conferências, encontros, cursos de atualização, semanas acadêmicas), as atuações em núcleos temáticos, as atividades de extensão, os estágios extra curriculares, as atividades de iniciação científica e de pesquisa, os trabalhos publicados, a participação em órgãos colegiados, as monitorias e outras atividades a serem definidas pelo Colegiado do Curso.

Semestralmente, a Coordenação do Curso promoverá uma semana de atividades técnico-científica com o objetivo de facilitar ao acadêmico, a integralização da carga-horária em Atividades Complementares de Graduação (ACG’s).

Caberá ao Colegiado do Curso definir e atribuir a carga-horária a ser considerada para efeito de integralização curricular às diferentes Atividades Complementares de Graduação.

Outras atividades extra-curriculares serão consideradas Atividades Complementares de Graduação (ACG’s) e visam aprimorar técnica, cultural e socialmente o aluno para o exercício de sua profissão. Relatam-se algumas a seguir:

    Extensão universitária

Paralelamente ao Ensino e à Pesquisa, a Extensão Universitária é uma das atividades fundamentais das Instituições de Ensino Superior. Abrange um amplo setor de atividades de pesquisa aplicada, ensino extra-curricular, assessoramento a empresas e às mais diversas instituições e organizações sociais e culturais. Através da Extensão Universitária estabelece-se uma forte interação entre pesquisadores, professores, alunos e a comunidade externa à Universidade.

A extensão universitária na UFSM é implementada e normatizada de acordo com o texto “Política de Extensão da UFSM”, sendo as ações de extensão caracterizadas por:

- Programa;

- Projeto de Extensão;

- Curso de Extensão;

- Eventos;

- Prestação de serviços;

- Produção e publicação.

    Cursos e/ou atividades fora da Instituição

São cursos oferecidos por várias Instituições de Ensino Superior do país em períodos de férias e visam oferecer uma alternativa de formação complementar em Estatística. O Curso de Estatística incentiva tais ações encaminhando alunos e apresentando-os nestas Instituições. Além disso, a participação dos alunos em tais cursos serve para auxiliar na definição de rumos que poderão vir a seguir no tocante a programas de Mestrado e/ou Doutorado futuros.

    Palestras, mini-cursos e seminários

Reserva-se um dia por mês para realização de palestras, seminários e mini-cursos, abordando temas atuais pertinentes ao curso, organizados pela Coordenação e pelos Grupos de Pesquisa do Departamento de Estatística. Participarão alunos e professores do Curso bem como convidados que possam acrescentar conhecimentos que venham a contribuir para melhor formação acadêmica.

   

A carga horária total: 2.400 h

     Disciplinas: 2.100 h;

          Obrigatórias: 1.710h;

               Núcleo Comum: 1515 h

                    Disciplinas complementares: 195 h

                    Computação: 90 h

                    Matemática: 420 h

                    Probabilidade: 210 h

                    Estatística: 600 h

               Núcleo Específico: 585 h

                    Experimentação: 120 h

                    Séries Temporais: 60 h

                    Estatística Aplicada: 405 h

          DCGs: 390 h

Trabalho de Conclusão de Curso: 60 h.

Estágio Supervisionado: 240 h;