Visualização

Navegue por todo o território brasileiro e confira a distribuição espacial dos dados abertos do solo. Acesse os conjuntos de dados e avise nossa equipe sobre qualquer inconsistência encontrada.

Catálogo

Conheça detalhadamente as características de cada um dos conjuntos de dados abertos do solo. Saiba como os dados foram gerados e dê os devidos créditos às pessoas e instituições responsáveis.

Busca

Encontre o conjunto de dados abertos que você precisa para desenvolver seu estudo. Conheça outros conjuntos de dados e veja como estão relacionados ao estudo que você pretende desenvolver.

Manual

Conheça a estrutura do repositório e aprenda sobre como organizar e compartilhar seus dados abertos do solo. Veja como colaborar no desenvolvimento do repositório e na revisão dos conjuntos de dados.

Download

Acesse os dados abertos do solo a partir do seu software favorito de análise de dados. Explore algoritmos e funções de pedo-transferência para a padronização e harmonização dos dados.

Fórum

Resolva suas dúvidas, saiba das novidades, colabore com as atividades de pesquisa e desenvolvimento, ajude a dar suporte técnico, proponha novas funcionalidades, aponte inconsistências.

Testemunhos

Muitas pessoas já publicaram os dados dos seus estudos no febr. Outras tantas já colaboraram para o seu desenvolvimento. E os primeiros estudos usando dados disponíveis no febr já começaram a ser realizados. Veja o que as pessoas têm a dizer sobre nosso trabalho!

DADOS!

Você quer compartilhar os dados do seu estudo e não sabe como? Você está procurando por dados para as suas pesquisas e não sabe onde? Nós temos uma boa notícia: você está no lugar certo!

Quero saber mais!

Notícias recentes

Bolsa de Extensão para Estudante da Ciência da Computação

Por Alessandro Samuel-Rosa em 21-06-2019

O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr) acaba de ser avaliado como o sexto melhor projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com isso, o febr terá direito a uma bolsa para estudante regularmente matriculado em curso de graduação da UTFPR Santa Helena. Com vigência de um ano e no valor mensal de R$ 400,00, a previsão é que a bolsa tenha início em setembro (Fundação Araucária) ou outubro (PROREC-UTFPR).

Continuar lendo

Nova ferramenta de busca e visualização de dados

Por Matheus Ferreira Ramos & Alessandro Samuel-Rosa em 15-04-2019

O ano de 2018 foi de muito sucesso para o febr: a equipe de gestão ganhou novos membros, vários conjuntos de dados foram publicados ou revisados, e muitos pesquisadores passaram a apostar no projeto, principalmente depois da presença de destaque do febr em eventos nacionais e internacionais. Em 2019, o objetivo do febr é continuar crescendo e fornecer novos serviços que facilitam o dia a dia dos produtores e usuários de dados do solo.

Continuar lendo

ExpoUT 2018

Por Maria Eduarda Vilas Boas Alves & Matheus Ferreira Ramos & Mikael Messias em 09-03-2019

A ExpoUT 2018 foi um sucesso. Contamos com a presença de mais de duzentos alunos das escolas de Santa Helena participando de um circuito, montado por professores e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde conheciam um pouco de cada curso. E a equipe do febr estava presente em um dos laboratórios para apresentar um pouco do repositório e sua importância. O espaço do laboratório de geologia foi destinado à exposição de rochas e tipos de solos do Paraná e de outras regiões do Brasil, coordenada pelo professor Dr.

Continuar lendo

Nova versão do pacote febr para R

Por Matheus Ferreira Ramos em 13-11-2018

O segundo semestre do ano de 2018 foi um período de grandes mudanças no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr). Alteramos o mapa de visualização dos dados, a equipe cresceu e agora conta com nove integrantes para auxiliar na manutenção do repositório e validação dos dados do solos dos estados do Paraná, São Paulo e Goiás. Isso traz mais confiabilidade para os dados disponíveis no febr. Agora, na reta final do ano, em celebração ao Dia Mundial do Solo, febr traz um nova versão do pacote febr para o R.

Continuar lendo