Do nosso blog

Bolsa de pesquisa para estudante de graduação da UTFPR Santa Helena

Por Alessandro Samuel-Rosa em 03-07-2018

O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr) acaba de receber uma bolsa de iniciação científica para estudante de graduação da UTFPR Santa Helena. A bolsa será financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) via Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A duração da bolsa será de até 12 meses, no valor mensal de R$ 400,00, com vigência de agosto de 2018 até julho de 2019.

Continuar lendo

Bolsa de extensão para estudante de graduação da UTFPR Santa Helena

Por Alessandro Samuel-Rosa em 21-06-2018

O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr) acaba de ser reconhecido como Projeto de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com isso, o febr terá direito a bolsas para estudantes de graduação, apoio financeiro para custeio do projeto e para representar a UTFPR em eventos de interesse da instituição por um período de até três anos. Isso permitirá aperfeiçoar o febr como plataforma coletiva de compartilhamento de dados do solo no Brasil, ampliando o acesso dos vários segmentos da sociedade aos dados do solo produzidos nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras – a primeira contribuição da UTFPR Santa Helena para o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos).

Continuar lendo

Reunindo cientistas brasileiros para compartilhar dados do solo

Por Alessandro Samuel-Rosa em 30-01-2018

O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo é fruto do trabalho de dezenas de pessoas das diversas instituições de ensino superior e pesquisa. Para contar ao mundo sobre nossa experiência, submetemos um resumo ao 21° Congresso Mundial de Ciência do Solo (21WCSS), que será realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 17 e 21 de agosto de 2018. Como o sistema de submissão de resumos do 21WCSS limita o número de autores a um máximo de 15, nós publicando aqui, além do resumo, a lista completa de autores e suas respectivas instituições.

Continuar lendo

Nasce o Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo

Por Alessandro Samuel-Rosa em 08-01-2018

O ano de 2016 viu florescer um esforço colaborativo sem precedentes entre os cientistas do solo de todo o Brasil. O objetivo: construir um repositório centralizado, público e gratuito de dados abertos de ferro do solo. Muitos cientistas do solo publicaram seus conjuntos de dados no Repositório Brasileiro de Dados de Ferro de Solo que, depois de um ano, já contava com mais de duas centenas de conjuntos de dados!

Continuar lendo