Do nosso blog

Nova versão do pacote febr para R

Por Matheus Ferreira Ramos em 13-11-2018

O segundo semestre do ano de 2018 foi um período de grandes mudanças no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr). Alteramos o mapa de visualização dos dados, a equipe cresceu e agora conta com nove integrantes para auxiliar na manutenção do repositório e validação dos dados do solos dos estados do Paraná, São Paulo e Goiás. Isso traz mais confiabilidade para os dados disponíveis no febr. Agora, na reta final do ano, em celebração ao Dia Mundial do Solo, febr traz um nova versão do pacote febr para o R.

Continuar lendo

Novidades para celebrar o Dia Mundial do Solo 2018

Por Alessandro Samuel-Rosa em 06-11-2018

O Dia Mundial do Solo é celebrado anualmente no dia 05 de dezembro. Professores, estudantes, pesquisadores, instituições de todo o mundo realizam atividades especiais neste dia para lembrar a todos da importância do solo para a vida na Terra. Neste ano de 2018 o Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo inicia com um mês de antecedência as celebrações do Dia Mundial do Solo. Nossa equipe está preparou um calendário recheado de atividades que inclui uma novidades a cada semana.

Continuar lendo

Equipe do febr continua crescendo

Por Matheus Ferreira Ramos & Alessandro Samuel-Rosa em 15-10-2018

Uma das metas Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo, febr, é recuperar informações de solos provenientes de trabalhos anteriores, os chamados dados legados, garantindo sua consistência para alimentação da futura base de dados integrada a ser construída no âmbito do PronaSolos. A colaboração entre pesquisadores e instituições é a única maneira de alcançar essa meta ambiciosa. Hoje nós temos o prazer de anunciar mais três colaboradores que aceitaram o desafio.

Continuar lendo

Equipe do febr ganha três novos membros

Por Matheus Ferreira Ramos & Alessandro Samuel-Rosa em 15-09-2018

O Brasil acabou de sediar o 21st World Congress of Soil Science (21WCSS), realizado na cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, a comunidade internacional de cientistas do solo conheceu o Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo, febr, o resultado da colaboração de 54 pesquisadores, a maioria deles brasileiros. Passadas algumas semanas, a equipe do febr ganha três novos membros. Vamos conhecer um pouco sobre cada um eles?

Continuar lendo