Nova ferramenta de busca e visualização de dados

O ano de 2018 foi de muito sucesso para o febr: a equipe de gestão ganhou novos membros, vários conjuntos de dados foram publicados ou revisados, e muitos pesquisadores passaram a apostar no projeto, principalmente depois da presença de destaque do febr em eventos nacionais e internacionais. Em 2019, o objetivo do febr é continuar crescendo e fornecer novos serviços que facilitam o dia-a-dia dos produtores e usuários de dados do solo.

ExpoUT 2018

A ExpoUT 2018 foi um sucesso. Contamos com a presença de mais de duzentos alunos das escolas de Santa Helena participando de um circuito, montado por professores e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde conheciam um pouco de cada curso. E a equipe do febr estava presente em um dos laboratórios para apresentar um pouco do repositório e sua importância. O espaço do laboratório de geologia foi destinado à exposição de rochas e tipos de solos do Paraná e de outras regiões do Brasil, coordenada pelo professor Dr.

Continuar lendo

Nova versão do pacote febr para R

O segundo semestre do ano de 2018 foi um período de grandes mudanças no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr). Alteramos o mapa de visualização dos dados, a equipe cresceu e agora conta com nove integrantes para auxiliar na manutenção do repositório e validação dos dados do solos dos estados do Paraná, São Paulo e Goiás. Isso traz mais confiabilidade para os dados disponíveis no febr. Agora, na reta final do ano, em celebração ao Dia Mundial do Solo, febr traz um nova versão do pacote febr para o R.

Novidades para celebrar o Dia Mundial do Solo 2018

O Dia Mundial do Solo é celebrado anualmente no dia 05 de dezembro. Professores, estudantes, pesquisadores, instituições de todo o mundo realizam atividades especiais neste dia para lembrar a todos da importância do solo para a vida na Terra. Neste ano de 2018 o Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo inicia com um mês de antecedência as celebrações do Dia Mundial do Solo. Nossa equipe está preparou um calendário recheado de atividades que inclui uma novidades a cada semana.

Continuar lendo

Equipe do febr continua crescendo

Uma das metas Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo, febr, é recuperar informações de solos provenientes de trabalhos anteriores, os chamados dados legados, garantindo sua consistência para alimentação da futura base de dados integrada a ser construída no âmbito do PronaSolos. A colaboração entre pesquisadores e instituições é a única maneira de alcançar essa meta ambiciosa. Hoje nós temos o prazer de anunciar mais três colaboradores que aceitaram o desafio.

Continuar lendo

Equipe do febr ganha três novos membros

O Brasil acabou de sediar o 21st World Congress of Soil Science (21WCSS), realizado na cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, a comunidade internacional de cientistas do solo conheceu o Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo, febr, o resultado da colaboração de 54 pesquisadores, a maioria deles brasileiros. Passadas algumas semanas, a equipe do febr ganha três novos membros. Vamos conhecer um pouco sobre cada um eles?

Bolsa de pesquisa para estudante de graduação da UTFPR Santa Helena

O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr) acaba de receber uma bolsa de iniciação científica para estudante de graduação da UTFPR Santa Helena. A bolsa será financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) via Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A duração da bolsa será de até 12 meses, no valor mensal de R$ 400,00, com vigência de agosto de 2018 até julho de 2019.

Bolsa de extensão para estudante de graduação da UTFPR Santa Helena

O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr) acaba de ser reconhecido como Projeto de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com isso, o febr terá direito a bolsas para estudantes de graduação, apoio financeiro para custeio do projeto e para representar a UTFPR em eventos de interesse da instituição por um período de até três anos. Isso permitirá aperfeiçoar o febr como plataforma coletiva de compartilhamento de dados do solo no Brasil, ampliando o acesso dos vários segmentos da sociedade aos dados do solo produzidos nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras – a primeira contribuição da UTFPR Santa Helena para o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos).

Continuar lendo

Reunindo cientistas brasileiros para compartilhar dados do solo

O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo é fruto do trabalho de dezenas de pessoas das diversas instituições de ensino superior e pesquisa. Para contar ao mundo sobre nossa experiência, submetemos um resumo ao 21° Congresso Mundial de Ciência do Solo (21WCSS), que será realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 17 e 21 de agosto de 2018. Como o sistema de submissão de resumos do 21WCSS limita o número de autores a um máximo de 15, nós publicando aqui, além do resumo, a lista completa de autores e suas respectivas instituições.

Nasce o Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo

O ano de 2016 viu florescer um esforço colaborativo sem precedentes entre os cientistas do solo de todo o Brasil. O objetivo: construir um repositório centralizado, público e gratuito de dados abertos de ferro do solo. Muitos cientistas do solo publicaram seus conjuntos de dados no Repositório Brasileiro de Dados de Ferro de Solo que, depois de um ano, já contava com mais de duas centenas de conjuntos de dados!