Novidades para celebrar o Dia Mundial do Solo 2018

Por Alessandro Samuel-Rosa | 06-11-2018

O Dia Mundial do Solo é celebrado anualmente no dia 05 de dezembro. Professores, estudantes, pesquisadores, instituições de todo o mundo realizam atividades especiais neste dia para lembrar a todos da importância do solo para a vida na Terra. Neste ano de 2018 o Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo inicia com um mês de antecedência as celebrações do Dia Mundial do Solo. Nossa equipe está preparou um calendário recheado de atividades que inclui uma novidades a cada semana. Fique de olho!

A primeira novidade é a nova página de visualização das observações do solo no território brasileiro. Na versão anterior, preparada usando o pacote mapview para o R, era possível visualizar todas as observações do solo. Com a adição de novos conjuntos de dados ao febr, muitos pontos acabaram ficando amontoados (são mais de 15 mil pontos), gerando uma visão bastante poluída. Além disso, o carregamento dos dados no navegador começou a ficar cada vez mais lenta, o que prejudica nossos visitantes com limitações de hardware.

A nova versão da página de visualização foi preparada usando o pacote leaflet para o R. Agora, as observações do solo aparecem de maneira agregada, produzindo uma visão mais limpa. Além disso, com a agregação das observações nossos visitantes podem ter uma ideia quantitativa melhor, uma vez que cada agregado informa o número de observações e a área coberta. Ao aproximar a visualização, os agregados vão se desfazendo até chegar às observações individuais. Além da visão mais limpa, o carregamento da página ficou bem mais rápido. Nossos usuários mais assíduos também verão que agora usamos um mapa com o relevo e a vegetação ao fundo. Veja abaixo.

Na próxima terça-feira, dia 13 de novembro, uma nova versão do pacote febr para o R. Aguarde!

Nova página de visualização das observações do solo no febr.