Dados

Quero compartilhar os dados do meu estudo

Se você é um produtor de dados do solo e chegou até esta página, então é porque você está interessando em compartilhar os dados que você produziu em seus estudos.

Com o febr ficou muito fácil compartilhar dados do solo. Tudo o que você precisa fazer é organizar os dados em uma planilha eletrônica e enviá-la para a gente – descarregue um modelo agora mesmo. Você só precisa seguir algumas regras bastante simples:

  1. Organize os dados de maneira que os registros – perfis ou amostras do solo – fiquem nas linhas e as variáveis – propriedades ou características do solo – fiquem nas colunas.
    • Para evitar repetição, coloque os dados relativos ao local de amostragem – coordenadas, data, classe taxonômica – na primeira aba da planilha, e os dados analíticos das camadas amostradas na segunda aba.
  2. Coloque o nome das variáveis na primeira linha e a respectiva unidade de medida na segunda linha.
  3. Descreva os métodos analíticos usados para determinar cada uma das variáveis.
    • Faça isso na terceira aba, colocando o nome das variáveis na primeira coluna e a descrição dos respectivos métodos na segunda coluna.

Se você já estiver familiarizado com o febr e os nossos padrões de organização e armazenamento de dados do solo, então você pode organizar seus dados usando nosso modelo avançado de planilha eletrônica.

Estou procurando dados para meu estudo

Se você é um usuário de dados do solo, então você chegou ao lugar certo. O febr é o maior repositório de dados do solo do Brasil. Aqui você encontra dados das mais variadas propriedades do solo dos diversos locais do país. Dados que estão abertos para reúso!

Encontrar os dados de que que você precisa no febr é muito fácil. Você pode iniciar navegando pelo território brasileiro até encontrar os dados para a sua área de estudo. Mas se você já sabe qual conjunto de dados quer utilizar, então você pode ir diretamente ao catálogo de conjuntos de dados. Caso você seja um usuário do R, então você tem à sua disposição um pacote dedicado exclusivamente ao descarregamento dos dados publicados no febr.

Nós também publicamos, periodicamente, aquilo que chamamos de super conjunto de dados do solo. Trata-se de um conjunto de dados do solo, distribuído num único arquivo CSV, produzido a partir do processamento de todos os conjuntos de dados publicados no febr. A preparação do super conjunto de dados inclui alguns passos de padronização e harmonização bastante básicos, mas que permitem desenvolver estudos para todo o território brasileiro.

Existem duas maneiras de acessar nosso super conjunto de dados. A primeira delas é descarregando o mesmo diretamente para o seu computador. A segunda, consiste em visitar a página de busca de dados, que inclui diversas opções de filtragem de dados.