• BANNERsiteFESTIVAL2018

Felipe Aquino (Brasil)

Felipe Aquino - violoncelo 01

Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) obteve sua formação musical no Brasil, como também nos Estados Unidos, onde residiu por seis anos. É formado em música pela UFPB e tem Mestrado (violoncelo/performance) na Louisiana State University. Entre 1996-2000, estudou na Eastman School of Music (University of Rochester – Nova York), onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais. Seus professores incluem Alan Harris, Marcy Rosen (de quem foi assistente), Dennis Parker e Nelson Campos. Participou de Master-Classes com Janos Starker, Aldo Parisot, Antônio Meneses e Ronald Leonard. Desenvolve atividade como solista/recitalista, apresentando concertos sob a regência de Osvaldo D'Amore, Elena Herrera, Akira Mori, Eugene Egan, J.A. Kaplan, Carlos Veiga e Wolfgang Groth. Como participante do Eastman Virtuosi Chamber Orchestra, se apresentou no Alice Tully Hall (Lincoln Center/Nova York). Realizou concerto de Gala no Palácio do Itamaraty/Brasília em evento de Ministério das Relações Exteriores do Brasil e Embaixada do Canadá.

É professor Associado do Departamento de Música da UFPB, aonde leciona Violoncelo, Música de Câmera e é membro do ArtesanTrio. Tem artigos publicados pela The Strad (Londres), Per Musi e Revista Opus, livro pela Editora Urbana (São Paulo/2012), além de participação em diversos CDs solos e camerísticos (www.felipecello.homestead.com).