Não há eventos para este mês.

O KOSMOS - Grupo de Pesquisa sobre Educação a Distância e Redes de Formação e Desenvolvimento Profissional - foi criado em 2002. A trajetória atual do grupo rearticula a proposta inicial, que era de desenvolver um laboratório experimental de multimídias e tecnologias educacionais. Embora a noção de "laboratório" continue na sua praxiologia e no delineamento de suas pesquisas,agora a integramos no plano da investigação-ação-formação, aceitando pesquisadores e estudantes em formação para e na docência, buscando,a ssim, tornar-se uma comunidade de aprendizagem.
A ideia reúne pesquisadores e estudantes de diferentes áreas e configura a base para que o próprio grupo se constitua como uma comunidade de aprendizagem cooperativa, partilhando zonas de possibilidades, como uma nova e libertadora forma de expressão a ser socializada amplamente. Vem avançando em novos projetos deste porte, onde a educação a distância (EaD) e as redes de formação e desenvolvimento profissional em diferentes contextos de docência (educação básica, profissional, tecnológica e superior) constituem o foco de interesse.
A experiência colaborativa tem indicado que este tipo de iniciativa, configurando o próprio Kosmos como uma rede de formação, contribui de forma sistêmica na trajetória de formação e desenvolvimento profissional dos participantes e, quando oriundos de diferentes áreas do conhecimento a interdisciplinaridade constitui o diferencial formativo.
A proposta do grupo foi reajustada e ampliada na direção da inovação pedagógica e da melhoria da qualidade social da educação. Permite que se transite para uma nova fase, utilizando-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem livres em atividades a distância e promovendo múltiplas possibilidades interativas entre os participantes. A produção científica dos pesquisadores e estudantes tem sido encaminhada nessa direção.