O Curso de Pesquisa Bibliográfica (CPB), promovido pelo GP-PEFAS, com apoio do PPGEnf/UFSM, teve sua primeira edição em 2009Considera que, em virtude da quantidade crescente de informações e de sua complexidade na área da saúde, é necessário desenvolver estratégias no contexto da atenção à saúde das pessoas, famílias e sociedade, de modo eficaz, eficiente, efetivo e seguro, portanto, uma prática baseada em evidências.

Ementa: O curso aborda os principais conceitos, recursos de informação da Área da Saúde e etapas para execução de uma pesquisa bibliográfica na Internet. Possibilita o reconhecimento dos inúmeros recursos informacionais, principalmente na área de saúde, e habilitação para seu manuseio eficaz.

Justificativa: Pela importância para a investigação científica, contribuição tanto para o domínio das fontes e recursos informacionais, quanto para as tendências e exigências da prática baseada em evidencias onde a busca de informação é uma etapa fundamental.

Objetivo Geral: Apresentar as principais fontes de busca para recuperação da informação na área de saúde, etapas da pesquisa bibliográfica e estratégias de busca nas diferentes fontes.

Objetivos Específicos:

  1. Apresentar as fontes e/ou recursos de informação para pesquisa na área de saúde, diferenciando;
  2. Auxiliar na organização e planejamento da busca sistematizada nas bases de dados;
  3. Orientar a identificação dos descritores em saúde, terminologia em saúde, nos vocabulários controlados DECS/Bireme e MESH/NLM;
  4. Caracterizar as possíveis estratégias da busca, utilização de operadores booleanos e recursos de pesquisa nas diferentes bases de dados;
  5. Cadastrar e orientar uso do gerenciador de referências Endnote Web.

População alvo: discentes, docentes e pesquisadoresda área da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Fundamentação das fontes de informação;
  • Diferentes recursos de informação (Portais (Portal de Periódicos Capes, BVS), bases de dados (Medline/Pubmed, Scopus, WOS, CINAHL etc);
  • Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e Medical Subject Headings (MESH);
  • Pesquisa simples e avançada (exercícios nas bases de dados);
  • Importação e exportação para Endnote web;
  • Avaliação.

O curso é desenvolvido por meio de discussões teórico/práticas. A teoria é contempla a apresentação de estudos de caso para proporcionar discussões e reflexões acerca da temática. A parte prática é desenvolvida em laboratório de informática.

Ministrado por Eliana Rosa da Fonseca

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1999). É especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Ciências da Informação (2014). Atuou como
bibliotecária e supervisora da Seção de Bibliotecas do Instituto Nacional de Câncer, ministrou aulas de Pesquisa bibliográfica na Internet para profissionais, residentes e especializandos do INCA de 2003 até janeiro de 2010. Participa dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Seiton Cursos ministrando aulas de Pesquisa Bibliográfica na Internet e em outras Instituições de Ensino da Área de Saúde. Atualmente é responsável pela Biblioteca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e do Instituto de Doenças do Tórax, que integra o Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ. Principais temas de atuação: a acesso à informação, Bibliotecas virtuais, Gestão da informação, Serviços de Informação e Metodologia Científica.

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Edições:

VIII CPB

VII CPB

VI CPB

V CPB

IV CPB

III CPB

II CPB

I CPB